Seminário Ciências & Futebol na UFVJM

publicado 04/03/2021 10h37, última modificação 04/03/2021 10h37
8 de março a 22 de novembro
Quando
04/03/2021 até 22/11/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Evento on-line
Pessoa de contato
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Começa na próxima segunda (8/3) o Seminário Ciências & Futebol na UFVJM. Com programação até o mês de novembro de 2021, o evento será em formato virtual e contará com dois encontros mensais, para discutir diversos temas sobre o fenômeno social futebol.

O seminário é realizado pelo Grupo de Estudos sobre Negro e Educação no Vale do Jequitinhonha (GENEJEQUI) e será realizado sempre das 16h às 18h, com transmissão pela página do grupo de estudos no Facebook, que pode ser acessada aqui.

De acordo com o professor do Departamento de Educação Física e membro do grupo de estudos, Marcelo Siqueira, o seminário dará oportunidade para comunidades interna e externa da UFVJM ter acesso à exposição de diferentes olhares científicos sobre o fenômeno social futebol.

“O evento terá como palestrantes pesquisadores de instituições acadêmicas, literário, cineasta, jornalista e profissionais de clubes de futebol e de futsal”, destaca.

O professor explica que a programação do evento dará espaço para discutir diversas questões ligadas ao futebol.

“Os temas debatidos nesse evento circundam o universo investigativo das ciências no futebol e destacam-se questões de: gênero, raciais, étnicos, classe, nacionalismo, sexualidade, mídias de comunicação, preparação física e planejamento, pesquisa demográfica, produção cinematográfica nacional, entre outras”, ressalta Marcelo.

A primeira palestra do seminário terá como tema “Futebol e mulheres” e terá como palestrante Silvana Vilodre Goellner, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Toda a programação do evento, com temas e palestrantes, está disponível aqui. Os participantes que desejam receber certificados de participação no evento precisam inscrever-se pelo e-mail genejequi.ufvjm@gmail.com, enviando uma mensagem indicando no campo “assunto”: Inscrição no Seminário Ciência & Futebol na UFVJM.