Notícias
Projeto PsicoeducAção: A Arte no Combate à Psicofobia seleciona dois integrantes
O Projeto de Arte & Cultura PsicoeducAção: A Arte no Combate à Psicofobia, do Campus do Mucuri da UFVJM, está selecionando dois novos integrantes. As vagas são para alunos que estão matriculados em qualquer curso de graduação da UFVJM e que têm experiência em edição de imagem, som e vídeo.
Para participar do processo seletivo é preciso preencher o formulário eletrônico disponível aqui, até o próximo dia 25 de março. O resultado do processo seletivo será divulgado até as 23h59 do dia 26 de março.
O Projeto PsicoeducAção, contemplado pelo Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte (Procarte) na UFVJM, tem como objetivo a educação e prevenção em saúde mental.
De acordo com a coordenadora do projeto, a professora da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc) Camila de Lima, o projeto trabalha para “desmistificar os estigmas relacionados aos pacientes com transtornos psiquiátricos e a busca por auxílio psiquiátrico e de saúde mental, de forma lúdica, crítica e contemporânea, permitindo traçar novas abordagens no combate à psicofobia”.
A professora Camila explica que em seu segundo ano de vigência, o PsicoeducAção, de forma totalmente remota, foi reformulado a fim de atender as necessidades de distanciamento social decorrente da Covid-19.
“Neste ano de 2021, o PsicoeducAção ocorrerá, principalmente, na forma de podcast e contará com episódios quinzenais, com a discussão por profissionais de saúde mental e psiquiatria de temas previamente selecionados, com enfoque em psicoeducação”.
Além da produção dos podcasts, a coordenadora do projeto ressalta que o projeto seguirá com a veiculação de vídeos educativos.
“Os vídeos serão veiculados pelo canal do projeto no YouTube e abordarão o estigma a que pessoas com algum transtorno e/ou deficiência mental estão sujeitas, seja de si mesma e/ou terceiros”, descreve Camila.
Para mais informações sobre o processo seletivo, o contato pode ser feito pelo e-mail psicoeducacao.fammuc@gmail.com ou pelo Instagram @psico.educacao.