Notícias
Projeto da UFVJM lança série de vídeos sobre cadeia de produção do mel e cooperativismo
A partir desta quinta-feira (4/3), o projeto Fortalecimento das Cadeias Produtivas do Vale do Jequitinhonha, da UFVJM, inicia a publicação de uma série de vídeos sobre temas relacionados à cadeia de produção do mel e cooperativismo.
As publicações serão semanais, todas as quintas-feiras, e o primeiro vídeo contará com a participação do conselheiro fiscal da Cooperativa dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha (Cooapivaje), Geilson Miranda Gonçalves, que discutirá a importância do cooperativismo e como foi possível construir a Cooapivaje.
Todos os vídeos serão divulgados no canal do Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais (L@proce) da UFVJM, no Youtube, e no Instagram @meljequitinhonha.
De acordo com o coordenador do Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais (L@proce), professor Cláudio Marinho, o projeto Fortalecimento das Cadeias Produtivas do Vale do Jequitinhonha é uma ação de extensão com interface na pesquisa que nasceu dentro do L@proce, por meio de parcerias com diversas organizações públicas e privadas, como prefeituras, órgãos estaduais e federais, ONGs, associações comunitárias, sindicatos e empresas.
“O estudo visa identificar os atuais obstáculos e potenciais do desenvolvimento agrícola que está presente em todas as cidades-alvo do estudo. Para a cadeia produtiva alcançar sustentabilidade e competitividade, é necessário promover a sistematização de processos, visualizando toda a cadeia e interligando todos os laços”, explica.
O professor explica que essa série de vídeos com palestras é parte de várias ações que visam contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do mel. “Além disso, o resultado desse projeto irá melhorar o planejamento territorial e subsidiar a formulação e implantação de políticas públicas de desenvolvimento regional nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A ideia é que a região possa se tornar uma referência em termos de gestão e fortalecimento das cadeias produtivas”, reflete Cláudio.
A série de vídeos vai até o próximo mês de abril, quando está prevista a realização de um seminário, para promover a troca de conhecimentos sobre os assuntos discutidos nas publicações.
Conheça mais sobre as ações do Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais (L@proce) aqui.