Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Professora da UFVJM é primeira brasileira eleita presidenta da International Federation of Sports Physical Therapy (IFSPT)

publicado: 31/08/2021 15h24, última modificação: 31/08/2021 15h24
Luciana De Michelis Mendonça é professora do Departamento de Fisioterapia

A professora do Departamento de Fisioterapia da UFVJM, Luciana De Michelis Mendonça, foi eleita, no último dia 19 de agosto, presidenta da International Federation of Sports Physical Therapy (IFSPT). Luciana é a primeira brasileira a assumir o cargo, que tem mandato de dois anos. A IFSPT é uma federação mundial que conta com 34 países membros, e que representa vinte e nove organizações nacionais de Fisioterapia Esportiva.

De acordo com a professora Luciana, a eleição representa responsabilidade e coroação de um trabalho de anos. “Assumir esse cargo também representa inclusão, de fato mostra como a IFSPT é internacional, tendo uma brasileira como presidente”. Já para a UFVJM, Luciana destaca que significa não só divulgação da universidade, mas reconhecimento do valor do corpo docente, internacionalização dos seus docentes.

A eleição, segundo Luciana, também revela um outro fato importante: a participação de mulheres em espaços antes ocupados, tradicionalmente, por homens. “Para uma pessoa com o meu perfil, brasileira, de um país muito patriarcal, mulher que trabalha na área de esporte em que há muito preconceito, de fato, é uma conquista que vem com muito trabalho e dedicação. Ainda existe uma necessidade maior de mostrarmos a nossa competência, para que depois as pessoas possam confiar no nosso trabalho”, reflete a professora.

Saiba mais sobre International Federation os Sports Physical Therapy (IFSPT) aqui

Breve currículo

Luciana De Michelis Mendonça é professora adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFVJM / Campus JK, Diamantina. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da UFVJM e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar. Possui doutorado e mestrado em Ciências da Reabilitação (UFMG), pós-graduação em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica pela UFMG e em Acupuntura pelo INCISA. Participa da diretoria da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE) e da International Federation of Sports Physical Therapy (IFSPT). É colaboradora científica do Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas (LAPREV) do CENESP-UFMG desde 2002. Foi fisioterapeuta do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG e possui experiência na área de Fisioterapia Ortopédica, com ênfase em Fisioterapia Esportiva; e Acupuntura, com experiência no atendimento a atletas. Fez parte do grupo de consultores da Fisioterapia do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Confira o currículo completo da professora aqui

 Professora da UFVJM Luciana De Michelis Mendonça

Crédito: Luciana de Michelis Mendonça

Por Diretoria de Comunicação Social