Ensino, Pesquisa e Extensão

Professor e ex-aluno da UFVJM lançam livro sobre pandemia covid-19

publicado: 17/12/2021 15h34, última modificação: 20/12/2021 15h42
Coletânea de crônicas é organizada em duas partes e acompanhada de primoroso trabalho de ilustração

Vinícius Figueiredo

Capa: Vinícius Figueiredo

O advento da pandemia do coronavírus e seus efeitos sociais e sanitários provocou diversos debates e publicações acadêmicas ou literárias. Nesse sentido, José Carlos Freire, professor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da (Facsae), lança o livro Crônicas da Pandemia, uma coletânea de escritos acompanhados do trabalho de ilustração feita por Vinícius Figueiredo, ex-aluno do curso de Ciências Econômicas da UFVJM.

“A coletânea situa-se no limiar entre o filosófico e o literário e está organizada em duas partes. A primeira contém pequenas crônicas com temas diversos. A segunda parte concentra-se no tema da pandemia, com escritos produzidos durante o ano de 2020. Como 2021 foi também um ano muito difícil, achei por bem compilar o material na forma de livro”, comenta o autor.

De acordo com o autor, o livro não tem a pretensão de promover a sistematização teórica sobre um tema tão vasto e complexo como a pandemia: “o que pretendi foi, dentro das minhas condições, apenas levantar questões diversas que nos ajudem a pensar. O objetivo do livro é contribuir, por meio da palavra, com a elaboração de um contexto tão difícil. Ou, pelo menos, propiciar um silêncio reflexivo”.

O livro tem acesso aberto e gratuito e acaba de ficar disponível no Repositório Institucional da UFVJM (baixar em PDF)

Quanto ao trabalho gráfico, merecem destaque as ilustrações de Vinícius Figueiredo. Como afirma José Carlos: “Devo dizer que só me animei a levar adiante a publicação pela parceria com o Vinícius, que se dispôs a ilustrar de forma tão sensível cada uma das crônicas. As insuficiências do texto estão, por certo, compensadas pela beleza e profundidade das suas ilustrações”, finaliza.

Por Diretoria de Comunicação Social