OMS divulga pesquisa de professores da UFVJM sobre Escala de Obsessão com Covid-19

publicado: 09/02/2021 18h39, última modificação: 09/02/2021 18h40
Artigo publicado traz resultados de pesquisa realizada entre universitários do Brasil

Os professores da UFVJM Eric Francelino Andrade (Campus Unaí), Débora Ribeiro Orlando (Campus Unaí) e Marco Fabrício Dias Peixoto (Campus JK) tiveram pesquisa sobre Escala de Obsessão com Covid-19 publicada no site da Organização Mundial de Saúde (OMS). O artigo Validation of the Brazilian Portuguese version of the Obsession with COVID-19 Scale (BP-OCS) using a large University Sample in Brazil foi publicado no periódico Death Studies, no último dia 3 de fevereiro.

Além dos pesquisadores da UFVJM, a pesquisa contou com a participação dos professores Luciano José Pereira, da Universidade Federal de Lavras (Ufla); Paula Midori Castelo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e do pesquisador Sherman Lee, da Christopher Newport University (CNU-USA).

A pesquisa foi realizada de forma on-line, no período de 7 a 26 de outubro de 2020, entre estudantes universitários, falantes do português brasileiro. Teve como principal objetivo validar uma versão da Escala de Obsessão com Covid-19 (BP-OCS) em português do Brasil, usando uma grande amostra de estudantes universitários no país. Ao todo, 1.454 indivíduos de todas as regiões do território brasileiro participaram da pesquisa, com presença de 25 das 27 unidades federativas. Do número total, 55% eram alunos de graduação e 45% eram alunos de cursos de pós-graduação, com idades entre 18 e 68 anos.

Entre os resultados, a pesquisa revelou que 83% dos participantes se declararam ansiosos. Além disso, 26% relataram terem sido diagnosticados com depressão e 44% relataram terem sido diagnosticados com ansiedade. O estudo também mostrou correlação com as medidas de qualidade de vida e medo da Covid-19: o item “Tive pensamentos perturbadores de que certas pessoas que vi podem ter o coronavírus” apresentou a média mais alta.

De acordo com o pesquisador Eric Francelino Andrade, professor da área de Fisiologia Animal e Metodologia Científica, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), do Campus Unaí da UFVJM, esta ação é importante, pois trata da validação de uma valiosa escala psicométrica relacionada à doença. “A Covid-19 tem desencadeado diversas alterações psicológicas como ansiedade, depressão e medo. Assim, a validação da Escala de Obsessão com a Covid-19 realizada nesse estudo pode auxiliar profissionais da saúde a identificar e direcionar os pacientes com pensamento excessivo com a doença para tratamento adequado”, destaca o pesquisador.

Eric também ressalta que essa é a segunda pesquisa realizada por integrantes dessa equipe de professores da UFVJM relacionada ao coronavírus que conquista destaque internacional, com publicação no site da OMS. A primeira pesquisa foi divulgada em setembro do ano passado, sobre um estudo de validação da Escala de Medo da Covid-19 para a população brasileira, e pode ser conferida aqui.

A íntegra do artigo Validation of the Brazilian Portuguese version of the Obsession with COVID-19 Scale (BP-OCS) using a large University Sample in Brazil pode ser acessada aqui.