1º Webinário sobre Higienização das Mãos
- https://portal.ufvjm.edu.br/agendas/eventos/2021/1-webinario-sobre-higienizacao-das-maos
- 1º Webinário sobre Higienização das Mãos
- 2021-05-03T19:00:00-03:00
- 2021-05-03T22:00:00-03:00
- 3 de maio
- Quando
-
03/05/2021 de 19h00 até 22h00(America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Onde
- Evento on-line
- Site
- Visite o site do evento
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Estão abertas as inscrições para participar do 1º Webinário sobre Higienização das Mãos da UFVJM. O evento será realizado no próximo dia 3 de maio, em formato on-line, para marcar o Dia Mundial de Higiene das Mãos, comemorado em 5 de maio.
O webinário está sendo realizado pelo projeto de extensão Salva Vidas: uma experiência de educação virtual, e será transmitido pelo canal do projeto do YouTube, que pode ser acessado aqui. As inscrições para participar do evento devem ser feitas aqui, até o dia 3 de maio.
Na programação do webinário, que será das 19h às 22h, tem apresentação do projeto de extensão, palestras e, também, momentos para perguntas dos ouvintes para os palestrantes. De acordo com a coordenadora do projeto, a professora da Faculdade de Medicina de Diamantina (Famed), Fernanda Fraga Campos, a proposta de realizar o webinário para marcar o Dia Mundial de Higiene das Mãos (5 de maio) tem como propósito aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo pacientes e os profissionais da saúde contra as infecções.
“A higiene das mãos é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de micro-organismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a Covid-19. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como essa, podem desempenhar um importante papel na prevenção das infecções”, reflete.
Os temas das palestras e informações sobre palestrantes, assim como todos os outros detalhes da programação, podem ser conferidos no site do evento aqui.
Projeto Salva Vidas: uma experiência de educação virtual
Promover a educação continuada para profissionais e estudantes da área de saúde visando o controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e higienização das mãos utilizando o Instagram como ferramenta de ensino. Esse foi o principal motivo para criação do Projeto Salva Vidas: uma experiência de educação virtual, da UFVJM, que iniciou as atividades, de forma remota, em março de 2020.
“Nesses sete meses de existência, foi criado o perfil @projetosalvavidas_ufvjm no Instagram no dia 24 de abril de 2020, com o objetivo de falar sobre microbiologia básica, abordando os principais micro-organismos (bactérias, fungos e vírus) envolvidos nas infecções relacionadas à assistência à saúde, higienização das mãos e prevenção da Covid-19. Além disso, disseminou informações de forma clara e objetiva para populações de diversos níveis cognitivos”, destaca a coordenadora do projeto, professora Fernanda.
Atualmente, o perfil já soma 54 publicações distribuídas em 36 publicações no feed e 18 publicações em vídeos. O projeto está analisando o perfil dos seguidores, como faixa etária, cidades, gênero, para a produção acadêmica.
“Com o desenvolvimento do projeto surgiu a ideia de escrever um livro sobre IRAS e Higienização das mãos, direcionado para os profissionais de saúde das Estratégias de Saúde da Família. No momento, o livro encontra-se com seis capítulos escritos, dos dez que são propostos. E os dados quantitativos do Instagram serão utilizados para escrever um artigo sobre o uso do Instagram como ferramenta de ensino na área da saúde”, conta a professora.
A coordenadora do projeto também destaca a importância de ações de extensão para a universidade. “Diante do potencial apresentado, em apenas sete meses, é de extrema relevância dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos devido à importância do tema e inovação que ele representa. As casas de saúde de Diamantina (MG) têm interesse no projeto e estão contando com os treinamentos propostos pelo projeto. Essa troca de conhecimento entre a universidade e as instituições representa a importância dos trabalhos de extensão para a sociedade”, ressalta Fernanda.
Conheça a equipe do Projeto
• Fernanda Fraga Campos (coordenadora do projeto) – professora da Faculdade de Medicina de Diamantina (Famed)
• Estudantes do curso de medicina da UFVJM- Campus Diamantina/MG:
• Angélica Dumont Cunha
• Gabriela Fernanda Ferreira
• Lucas Daniel Cibolli Roso
• Ludmilla Roberta de Lima
• Sabrina Ranielly Felix Nunes