4º Festival Pint of Science Diamantina

publicado 14/05/2021 16h50, última modificação 14/05/2021 16h51
19 de maio
Quando
19/05/2021
de 19h00 até 20h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

No próximo dia 19 de maio, a cidade de Diamantina participará da edição 2021 do Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação da ciência no mundo.

Realizado pela primeira vez no Brasil em 2015, quando foi trazido da Inglaterra pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, o Pint of Science cresceu muito e chegou a várias cidades brasileiras. Desde o ano passado está sendo realizado no ambiente on-line e continua contribuindo com a divulgação de temas de interesse coletivo sob o viés da ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa do Brasil e do mundo.

Diante do momento que a humanidade está vivendo - a pandemia da Covid-19 - a temática central dessa edição do Pint of Science Diamantina continua sendo a pandemia. No entanto, o objetivo com esse tema é trazer para a população uma conversa informal sobre os desdobramentos econômicos e sociais produzidos pela gestão da pandemia de Covid-19 no contexto brasileiro.

Quem vai conversar sobre o assunto é o epidemiologista Rômulo Paes de Sousa, especialista em avaliação de políticas públicas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Minas). Como destaque, a equipe organizadora do evento em Diamantina sugere a leitura do artigo "Salvar vidas ou a economia é falso dilema", disponível neste link, para assistir e participar do bate-papo de forma mais contextualizada.

Para conduzir o bate-papo com o convidado especial, os professores da UFVJM, André Covre e Marcelino Morais colocarão como pauta de destaque as seguintes questões: Vidas ou economia? Qual salvar primeiro na pandemia?

Será uma boa oportunidade para os interessados ficarem por dentro e tirarem suas dúvidas com quem tem propriedade para falar sobre o assunto, e tudo isso no conforto e na segurança da sua casa.

Para saber mais sobre o Pint of Science Diamantina, inscreva-se no canal Eu Çei Escrever no YouTube e siga @euceiescrever no Instagram. Aí você pode conhecer a equipe que organiza o evento e saber mais detalhes sobre o bate-papo.

  

Currículo: Rômulo Paes de Sousa é epidemiologista e especialista em avaliação de políticas públicas, cujas áreas de interesse são: saúde e exclusão social, saúde urbana, saúde ambiental, avaliação do impacto de políticas sociais e sistemas de informação geográficos. É médico, especialista em medicina social (UFMG) e PhD em epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (University of London). É especialista em política, planejamento e gestão em saúde do Centro de Pesquisa René Rachou (Fiocruz Minas). Foi diretor do Centro Mundial do PNUD para o Desenvolvimento Sustentável (2013-2017). No período de março de 2004 a maio de 2007, foi secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e de dezembro de 2009 a maio de 2012 foi secretário-executivo da mesma instituição. Possui vínculos acadêmicos com a University of Sussex, UFRGS, PUC-Rio e Fiocruz-Rio. Foi professor da PUC-MG e da UFMG. Tem trabalhado no Brasil, Reino Unido, Egito, África do Sul, Honduras, Cabo Verde e Ilhas Maurício como docente, pesquisador e consultor em epidemiologia, monitoramento e avaliação de políticas sociais, sistemas de informação em saúde e saúde pública. No Brasil, tem atuado em projetos nas instituições: Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, governos dos estados de Minas Gerais e de Pernambuco, governos municipais de Belo Horizonte e de Belém. Ele foi o responsável pelo desenho e implementação do sistema de monitoramento e avaliação do Programa Bolsa Família (MDS). No nível internacional, por convite da Unicef, atuou como consultor junto ao governo da África do Sul no desenho e implementação do sistema de monitoramento e avaliação das políticas de proteção social. Foi ainda convidado pelo PNUD para auxiliar o governo egípcio no desenho do monitoramento e avaliação de políticas de combate à pobreza no nível municipal. É autor ou organizador de seis livros de epidemiologia, monitoramento e avaliação de políticas públicas, e de vários artigos em revistas científicas.

Serviço:

Data: 19 de maio

Horário: 19h às 20h30

Canais de transmissão: Canal no Youtube Eu Çei Escrever e Instagram @euceiescrever 

Site da programação: https://pintofscience.com.br/event/pandemia-vida-e-economia

Convidado: Rômulo Paes de Sousa (Fiocruz Minas)

Bate-papo: André Covre e Marcelino Morais

Tema: Pandemia, vida e economia

Título: Vidas ou economia? Qual salvar primeiro na pandemia?

 

Realização: Equipe Pint of Science Diamantina

Coordenação: André Covre e Amanda Monteiro

Criação Gráfica: Marco Túlio Motta/Dicom

Divulgação: Dicom/UFVJM

TI: Fábio Campos

Curadoria Científica: Marcelino Morais

Apoio: @arianeliacovre (Instagram)