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Diretoria de Educação a Distância lança Revista EducEaD

publicado: 25/08/2021 21h30, última modificação: 25/08/2021 21h30
Com publicação anual eletrônica, a revista tem como principal objetivo publicar estudos relacionados à Educação a Distância

A Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead) lançou, no último dia 23 de agosto, o primeiro número da Revista EducEaD, a Revista de Educação a Distância da UFVJM. Com publicação anual eletrônica e fluxo contínuo de envio de trabalhos, a revista tem como principal objetivo publicar estudos relacionados à Educação a Distância em níveis regional, nacional e internacional. A publicação é responsabilidade da Dead/UFVJM, sob orientação de um conselho editorial, constituído por pesquisadores da UFVJM e de outras instituições, e um conselho científico, representado por especialistas nas linhas editoriais. Confira a primeira edição aqui.

De acordo com o editor da Revista, o professor da Dead Everton Luiz de Paula, neste primeiro número são apresentados relatos de experiências e artigos científicos desenvolvidos por estudantes, professores e egressos da UFVJM e de outras instituições de ensino superior (IES) nacionais. Everton e a coeditora da publicação, a professora Adriana Assis Ferreira, destacam que a revista contribuirá para reforçar a importância da Educação a Distância. “Nestes tempos desafiadores, essa modalidade de ensino emerge e destaca-se para diminuir barreiras físicas e emocionais, além de promover o encontro das pessoas e instituições de ensino”, ressaltam os editores.

 Capa da Revista EducEaD

Chamada aberta para próxima edição

Já está aberta chamada para o próximo número da Revista EducEaD. Podem ser enviados artigos inéditos para compor o v. 2, nº 1 de 2022, com a temática “Práticas inovadoras em EaD”. A submissão dos trabalhos deve ser realizada na página da revista até o dia 12 de novembro de 2021.

Linhas editoriais

A Revista EducEaD adota como linha editorial as linhas de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação a Distância (GEPEaD):

Linha 1 - Políticas Públicas em Educação a Distância

O objetivo desta linha é desenvolver estudos sobre as políticas públicas em âmbito nacional e internacional e a interface delas com a Educação a Distância em seus aspectos cognitivo-afetivos, históricos e culturais. Serão enfatizadas ainda, as relações  estabelecidas entre Estado e sociedade civil no contexto socioeconômico contemporâneo em prol da elaboração/implantação das políticas educacionais.

Linha 2 – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação (TDICs)

O objetivo desta linha é estudar/desenvolver metodologias sobre o uso das TDICs nos diversos espaços de aprendizagem, com suporte em ambientes virtuais, como o apoio à formação presencial, a distância ou semipresencial. Será enfatizada a utilização de ambientes de aprendizagem voltados à construção de um conhecimento autônomo, numa abordagem transdisciplinar, dentro de novos paradigmas educacionais.

Linha 3 - Processos teórico-experimentais de ensino e aprendizagem das Ciências Exatas e da Terra na modalidade a distância 

O objetivo desta linha é desenvolver investigações teóricas e/ou aplicadas nos campos das Ciências Exatas e da Terra, priorizando a interface delas com as práticas pedagógicas envolvidas nos processos de ensino e aprendizagem das disciplinas de Física, Química e Matemática. 

Saiba mais sobre Revista EducEaD acessando o site da Revista aqui.

 

Por Diretoria de Comunicação Social