Semana de Integração do Turismo

publicado 09/08/2021 17h09, última modificação 09/08/2021 17h09
10 a 12 de agosto
Quando
10/08/2021 19h00 até 12/08/2021 21h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

O curso de Turismo da UFVJM realizará a partir de amanhã, 10 de agosto, sua Semana de Integração, cujo tema “Turismo, relações étnico-raciais e representatividade” chega a partir da urgência de ampliar reflexões, vozes e proposições concretas para a área, segundo informações dos organizadores do evento.

“Com convidados com ampla experiência no campo das discussões quanto à formação do profissional em Turismo, e com trajetórias que se cruzam e alimentam o debate a partir de suas escrevivências, o curso de Turismo pretende construir em três dias de trabalho debates fundantes e potentes”, afirma o professor Guilherme Varajão, um dos organizadores.

A Semana de Integração será dividida em duas mesas-redondas e uma oficina, sendo realizadas nos dias 10, 11 e 12, sempre às 19h. Amanhã, terça-feira, ao vivo, pelo canal do curso de Turismo na plataforma YouTube, o tema abordado em uma mesa-redonda será “A formação profissional em Turismo”, com a presença de Lenora Horn Schneider - presidente nacional da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR), e do professor Sérgio Leal (PPHTUR/UFPE), integrante do Fórum Nacional de Cursos Superiores de Turismo, Hospitalidade e Lazer (FNCSTUR), com mediação do professor Hebert Canela Salgado, da UFVJM.

Já na quarta-feira, dia 11, haverá a Oficina “Afroturismo”, com a presença de Guilherme Soares Dias (@GUIANEGRO) - jornalista, empreendedor, pesquisador da cultura negra e viajante. É também criador do site Guia Negro, plataforma de Turismo e Representatividade, além de autor do livro Dias pela Estrada. A mediação será da professora Ana Flávia Figueiredo, da UFVJM.

E, para finalizar, no dia 12 de agosto, quinta-feira, haverá uma mesa-redonda com a presença de Thainá Santos, turismóloga e autora do trabalho O viajante afro-brasileiro: enegrecendo o turismo; e de Rosiene Francisco dos Santos, integrante do quilombo Kalunga, Comunidade Engenho 2 – Cavalcante (GO), tecnóloga em Turismo, mestre em Turismo, professora formadora na ANCTUR, instituição responsável pela realização de cursos de especialização técnica em Atrativos Naturais, e professora voluntária no Centro de Excelência de Turismo (CET) da UnB. A mediação será do professor Alan Faber do Nascimento, da UFVJM.

O evento oferecerá certificado aos participantes e será realizado ao vivo no link: https://youtu.be/cC73JH3Khmw.