Institucional

Conselho de Graduação começa a discutir retorno das atividades práticas presenciais dos cursos de graduação da UFVJM e calendário acadêmico 2022

publicado: 08/09/2021 16h44, última modificação: 08/09/2021 16h44
Em 27 de agosto, o Conselho de Graduação da UFVJM iniciou as discussões em relação ao retorno das atividades práticas presenciais dos cursos de graduação da UFVJM.

A UFVJM aprovou a Resolução Consepe 01/2021, que estabelece diretrizes, em caráter temporário e excepcional, de atividades acadêmicas de forma não presencial e híbrida para os cursos de graduação da UFVJM, em razão da situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19. Essa resolução será discutida no próximo dia 10 de setembro no Conselho de Graduação para atualizações.

Como a situação da pandemia ainda não está controlada em todos os municípios sede da UFVJM, o retorno está sendo gradual e acontecendo conforme determinação das autoridades locais. O próximo semestre terá início em 18/10/2021 (o semestre letivo 2021/1). Ele será iniciado com a realização presencial de todos componentes curriculares de todos os cursos de graduação que não podem ser substituídos por atividades remotas (conforme Resolução CNE/CP 2/2021) e, conforme o monitoramento constante, as outras atividades poderão ser retomadas. Vale destacar que há a expectativa de vacinação dos servidores e parte considerável dos discentes (segunda dose e janela imunológica) para esse período de 18/10. Essas medidas de precaução incluem, também, evitar aglomeração desnecessária em função da variante Delta.

As coordenações de curso devem enviar o planejamento para realização dos componentes curriculares presenciais para a Comissão de Biossegurança e para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para análise e parecer. Como estamos finalizando o semestre 2020/2 e, por exemplo, em Diamantina, uma das cidades sede da UFVJM, a autorização do município para realização de todas as atividades presenciais deu-se com o semestre letivo em andamento, o planejamento está sendo realizado para o semestre letivo seguinte (2021/1).

Os colegiados de curso deverão definir as prioridades, com atenção à carga horária docente, aos discentes concluintes, à carga horária prática presencial discente e às práticas represadas.

A Prograd recomenda que a definição de prioridades para a oferta de componentes curriculares siga a seguinte ordem: 1º concluintes (último período para integralização); 2º concluintes (com 80% ou mais de carga horária integralizada); 3º Turmas abertas (2020/5, 2020/1 e 2020/2, nessa ordem); 4º componentes curriculares 100% práticos; 5º outro (a critério do colegiado).

Caso nem todos os discentes possam participar da primeira oferta das atividades práticas presenciais, a Prograd recomenda que as prioridades levem em consideração: 1° menos tempo para integralização; 2º maior CRA; 3º maior idade.

No próximo dia 13 de setembro haverá reunião ordinária do Conselho de Graduação e um dos assuntos de pauta será o calendário acadêmico 2022.

Acompanhem as discussões pelo link de transmissão das reuniões ou por meio de seus representantes!

Por Pró-Reitoria de Graduação