3ª Semana Acadêmica de Ciências Econômicas da UFVJM

publicado 02/07/2021 15h37, última modificação 02/07/2021 16h25
5 a 9 de julho
05/07/2021 até 09/07/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Visite o site do evento

3ª Semana Acadêmica de Ciências Econômicas da UFVJM

Na próxima segunda-feira (5) começa a 3ª Semana Acadêmica de Ciências Econômicas da UFVJM. Com programação durante as noites até o dia 9 de julho (sexta-feira), o evento é aberto a toda comunidade, especialmente a alunos do curso de Ciências Econômicas.

Para participar da semana, que contará com palestrantes de diversas universidades, como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é preciso fazer inscrição aqui. O evento é realizado pelo Centro Acadêmico Celso Furtado, Departamento, Colegiado e Coordenação do curso de Ciências Econômicas.

De acordo com o vice-coordenador do curso de Ciências Econômicas, professor André Moulin Dardengo, o principal objetivo da semana é estimular o corpo discente a participar de discussões críticas, articulando o conteúdo curricular com as temáticas do cenário econômico atual. Entre os temas que serão discutidos no evento, estão: Brasil: crise estrutural, pandemias, políticas sociais e a dura realidade conjuntural; e Reflexões sobre a economia chinesa na atualidade.

Para a aluna e presidenta do Centro Acadêmico Celso Furtado do curso de Ciências Econômicas, Mirelle Vasconcelos Sampaio, a semana será importante para promover o debate entre os alunos do curso sobre as Ciências Econômicas e seu leque de temas que estão presentes na nossa conjuntura, com a oportunidade de dialogar com professores convidados de outras universidades.

“Além de alcançar grande parte da comunidade acadêmica e demais públicos, o evento tem o intuito de mostrar que a universidade pública é um espaço de debate crítico e construção de conhecimento", destaca Mirelle.

Confira os temas das palestras:

• Dia 5/7: Neoliberalismo e Ciência Econômica
  • Dia 6/7: Brasil: crise estrutural, pandemias, políticas sociais e a dura realidade conjuntural
  • Dia 7/7: Reflexões sobre a economia chinesa na atualidade
  • Dia 8/7: A teoria do dinheiro em Marx: lançamento e apresentação do livro do economista russo Isaak Rubin (1886-1937)
  • Dia 9/7: O desafio histórico da desigualdade no Brasil

A programação completa do evento e as informações sobre os palestrantes podem ser conferidas no site da semana, aqui. Para os inscritos, serão emitidos certificados de participação.