Quatro cursos de graduação da UFVJM têm nota cinco no Enade 2019

publicado: 21/10/2020 17h52, última modificação: 21/10/2020 17h55
Dos 19 cursos avaliados, Agronomia, Fisioterapia, Medicina e Medicina Veterinária alcançam nota máxima

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou ontem, 20 de outubro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicado em 2019. A UFVJM alcançou nota máxima, 5, em 4 dos 19 cursos de graduação avaliados. São eles: Agronomia e Medicina Veterinária, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Campus Unaí; Fisioterapia, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS), e Medicina, da Faculdade de Medicina (Famed), Campus JK, em Diamantina.

Um total de 12 cursos obteve nota 4 e apenas 3 cursos alcançaram nota 3. Os conceitos utilizados no Enade variam de um a cinco e, à medida que esses valores aumentam, melhor torna-se o desempenho no exame.

Um total de 734 estudantes da UFVJM fez a prova do Enade, que abordou 29 áreas do Ano 1 do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Foram 8.368 cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; e cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Os resultados do Enade representam uma ampla e variada base de informações, e são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O conceito do exame é calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes. Já o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mensura o valor agregado pelo processo formativo do curso ao desenvolvimento dos estudantes.

De acordo com a procuradora educacional institucional (PI) da UFVJM, Valéria Rodrigues Neves, os relatórios emitidos pelo Inep, a partir do resultado do Enade e do IDD, oferecem à gestão superior da UFVJM, e aos cursos em particular, elementos para subsidiar ações pedagógicas e administrativas para melhoria da sua qualidade.

“Recomenda-se que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade reflita sobre os resultados e que os coordenadores dos cursos discutam o desempenho com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), com os docentes e com os discentes, a fim de serem estabelecidas estratégias de melhoria contínua”, afirma a procuradora.

Confira os resultados por curso e campus da UFVJM:

Campi em Diamantina:

AGRONOMIA 4
EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO) 4
ENFERMAGEM 4
ENGENHARIA DE ALIMENTOS 4
ENGENHARIA FLORESTAL 3
ENGENHARIA MECÂNICA 4
ENGENHARIA QUÍMICA 3
FARMÁCIA 4
FISIOTERAPIA 5
MEDICINA 5