Projeto Diabetes nas Escolas oferece curso on-line e gratuito

publicado: 05/06/2020 08h41, última modificação: 05/06/2020 10h06
Profissionais de saúde e de educação e estudantes universitários podem participar de treinamento a distância

O projeto de extensão Centro de Referência Diabetes nas Escolas em Diamantina, registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultural (Proexc) da UFVJM, oferece um treinamento em diabetes nas escolas na modalidade a distância, gratuitamente, a profissionais de saúde e de educação e a estudantes universitários de Diamantina e região. O curso é oferecido por plataforma criada exclusivamente pelo projeto no Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE) da Santa Casa BH.

Neste momento da pandemia, devido à necessidade de isolamento social, não podemos atuar presencialmente nas escolas. Por isso, o CRDE convida para o curso on-line e gratuito. O treinamento gera certificado de atividades complementares para os universitários e é requisito inicial para participação como voluntário ou bolsista nas atividades do Projeto Diabetes nas Escolas desenvolvido na UFVJM”, afirma o coordenador do projeto em Diamantina, professor Edson da Silva, do Departamento de Ciências Básicas da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS) da UFVJM.

As inscrições para o treinamento do Centro de Referência Diabetes nas Escolas podem ser realizadas no link: http://diabetes.dj.emp.br/

Os Centros de Referência Diabetes nas Escolas

Atualmente, tem ocorrido no Brasil uma grande expansão de programas de educação em diabetes para auxiliar os profissionais das escolas públicas e privadas com informações atualizadas sobre a doença. Uma iniciativa de destaque foi a criação do Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE) da Santa Casa BH, na capital do estado, dentro do Sistema Público de Saúde, com a realização de atendimentos por uma equipe interdisciplinar do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa BH.

A primeira expansão do CRDE no país aconteceu em 2017, com a criação do projeto em Diamantina, através de parceria com UFVJM. “O CRDE de Diamantina destina-se à capacitação de profissionais da educação para atenderem as diferentes demandas da criança e do adolescente com diabetes. Atualmente, tem parceria com cinco escolas do município. A nossa experiência na UFVJM tem servido de motivação para a criação de novos centros em outros estados brasileiros”, comemora o professor Edson Silva.

O Centro de Referência Diabetes nas Escolas em Diamantina está à disposição para dar apoio às escolas de Diamantina e região: neste momento de forma remota e, após o isolamento, com retomadas de apoio e treinamento presencial realizado na própria escola ou na UFVJM.

Mais informações pelo e-mail: crde.diamantina@gmail.com.