Nanomateriais aplicados à fotocatálise

publicado 02/10/2020 16h05, última modificação 02/10/2020 16h19
07/10/2020 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Visite o site do evento

Na próxima quarta-feira (7/10), tem palestra sobre “Nanomateriais aplicados à fotocatálise”. Em formato on-line, o evento é realizado pelo curso de Química, modalidade a distância, da UFVJM, e terá como palestrante o professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Guilherme Oliveira Siqueira. A palestra será às 19h, com transmissão via plataforma Google Meet, e pode ser acessada aqui. O evento é aberto para a participação de todos os interessados no tema, e não é necessário fazer inscrição para participar da palestra.

A palestra integra a programação do Ciclo de Palestras promovida pelo curso de Química (EAD), neste segundo semestre de 2020. De acordo com o coordenador do curso, professor Everton Luiz de Paula, “tem por objetivo discutir temas importantes para a formação dos egressos e futuros licenciados na área de Química”. E, para os participantes, será emitido certificado.

Palestrante

Possui bacharelado em química (2004), mestrado (2007) e doutorado (2013) em Química pela UFMG, área de concentração físico-química. Foi professor do curso de Química da Faculdade do Alto São Francisco - FASF (de 2007 a 2009), onde também ocupou o cargo de coordenador do curso. De 2010 a 2012 foi professor substituto na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, onde lecionou disciplinas do setor de físico-química. Atualmente é professor adjunto do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Campus Itabira.

Tem experiência em pesquisa em materiais inorgânicos cristalinos, semicondutores, nanoparticulados e processos de síntese hidrotermal, decomposição térmica e sol-gel. Experiência em técnicas de caracterização com difração de raios X para análise de fases, estrutural (resolução e refinamento), microestrutural, análises do difratograma por refinamento de Rietveld e método de ajuste Whole Powder Pattern Modelling (WPPM), microscopia eletrônica de varredura e de transmissão, análises térmicas TG e DSC, espectroscopias na região do ultravioleta, visível e infravermelho, adsorção gasosa e testes catalíticos e fotocatalíticos.