Currículo do Reitor

Janir Alves Soares possui bacharelado em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. É lotado no Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS). Durante a graduação foi monitor de Bioquímica (1987-1988) e de Endodontia (1999). Foi eleito presidente do Diretório Acadêmico de Odontologia Professor Pedro de Paulo Penido (1988) e também eleito representante discente na egrégia congregação da Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina - FAFEOD (1989).

O interesse pelo magistério iniciou-se durante a graduação, quando ministrava aulas de Ciências, Física, Química e Biologia em várias escolas públicas e particulares de Diamantina. Graduou-se em 1990 e no ano seguinte iniciou atividades como professor voluntário na disciplina de Fisiologia do curso de Odontologia. Atuou como professor substituto na área de Escultura Dentária e como professor voluntário nas áreas de Dentística Restauradora, Oclusão Dentária, Prótese Fixa e Endodontia.

Em 1992, foi aprovado em concurso público com a nota 9,91. Em 1996 iniciou o mestrado na área de Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP. Em 2002 concluiu o doutorado pela mesma universidade. Em 2009 concluiu pós-doutorado na área de Microbiologia Bucal pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, como bolsista de produtividade pós-doutorado júnior do CNPq. Esteve coordenador de programa de pós-graduação lato sensu, no período de 2001 a 2004.

Orientou dezenas de estudantes na iniciação científica, publicou mais de 287 resumos em anais de eventos científicos e 88 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Atuou como orientador em programa de pós-graduação stricto sensu. Encontra-se atualmente na classe de Professor Associado nível IV e antes de assumir a reitoria da UFVJM atuava nas atividades pré-clínicas e clínicas do curso de Odontologia. Ao longo dos 30 anos de atividades acadêmicas já concluiu 25 projetos de pesquisa, 18 projetos de extensão, 7 projetos na área de ensino e 2 projetos na área de desenvolvimento.

Na área da extensão destacam-se os seguintes projetos: 1) Projeto de educação e assistência em saúde bucal desenvolvido junto aos estudantes universitários assistidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace/UFVJM; 2) Com as crianças e adolescentes com vulnerabilidade socioeconômica assistidos pela Sociedade Protetora da Infância e da Adolescência por meio das Instituições da Escola Profissionalizante Irmã Luiza (EPIL), Vila Educacional de Meninas (VEM), Amparo a Jovens para Inserção Rápida (AJIR); e 3) Com os reeducandos do sistema prisional de Diamantina. É revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Vários trabalhos foram premiados em diversos eventos científicos.

Dentre os cargos administrativos, atuou como chefe do Departamento de Odontologia, coordenador da Educação a Distância (EAD). Foi vice-diretor da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde das Faculdades Federais Integradas de Diamantina (FAFEID) e eleito vice-diretor da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS). Foi eleito para atuar nos seguintes órgãos colegiados: Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Comissão de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Conselho Deliberativo da Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNDAEPE), Conselho de Curadores (CONCUR) e Conselho Universitário (CONSU).

Nas pró-reitorias acadêmicas atuou como diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG); foi diretor de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e por último atuou como diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) nas Casas de Saúde conveniadas com a UFVJM. Atuou ainda como delegado regional do Conselho de Odontologia de Minas Gerais (CROMG) e foi coordenador geral do 1º Congresso Internacional de Odontologia de Diamantina (CIOD-2019), em comemoração aos 65 anos do Curso de Odontologia.

Desde 2014 é sócio ativo do Lions Clube de Diamantina – LCD-4. Em 2019, concorreu à sucessão da reitoria da UFVJM e de uma lista tríplice aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) foi nomeado reitor da UFVJM pelo presidente Jair Bolsonaro e empossado pelo então ministro da Educação, Abraham Weintraub. Em 2019 foi homenageado pelo governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, com a Medalha JK e, em 2020, recebeu do presidente da Câmara Municipal, Edivan Silva Soares, o título de Cidadão Honorário de Diamantina, como forma de homenagem e reconhecimento aos serviços de excepcional relevância prestados ao município.