Engenharia de Produção
Compete à Engenharia de Produção desenvolver profissionais capazes de projetar, implantar, operar, melhorar e dar manutenção em sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos desses sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados do cálculo, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projetos de engenharia.
Perfil do Profissional
O egresso estará apto a engajar-se em qualquer área do curso, as quais podem ser verificadas no site da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Esse profissional tem a habilidade de identificar demandas do mercado, projetar produtos competitivos e seu processo de fabricação, bem como otimizar a sua entrega para o cliente final. Busca também obedecer aos padrões de qualidade e minimizar custos, aplicando técnicas de engenharia e proporcionando a satisfação de todas as partes interessadas.
Mercado de Trabalho
A globalização e o crescimento da demanda interna têm levado a indústria brasileira a tornar-se cada vez mais competitiva, o que tem proporcionado o aumento da demanda por profissionais formados em Engenharia de Produção. Esse profissional é capacitado para criar negócios estratégicos, atuar no meio acadêmico, sendo também muito requisitado por indústrias diversas como a de aviação, laticínios, automobilísticas, dentre outras. No setor de serviços estão em evidência a indústria financeira, o mercado acionário e transportes. Devido à amplitude de atuação, o Engenheiro de Produção tem chances de colocação em todo o país.
O Curso na UFVJM
O curso na UFVJM apresenta um corpo docente diferenciado, profissionais de alto nível e que aplicam as mais atuais metodologias de ensino. Os conteúdos abordados são voltados para as tecnologias pilares da Indústria 4.0, preparando o egresso para lidar com os diferentes desafios do mercado de trabalho. Ao longo da graduação o discente tem a oportunidade de desenvolver projetos específicos da área e aprender sobre ferramentas e tecnologias que auxiliam na gestão de recursos de uma organização, como impressão 3D, ferramentas que simulam processos e produtos, avaliando a qualidade, ferramentas para a minimização de custos, dentre outras.
Dados do Curso
- Curso de Graduação: Engenharia de Produção
- Grau: Bacharelado
- Modalidade: Presencial
- Titulação: Engenheiro de Produção
- Regime de matrícula: Semestral
- Número de vagas: 40 vagas/semestre
- Turno: Diurno
- Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7,5 anos
- Carga horária total: 3825 horas
- Ano/Semestre de início do curso: 2012/1
- Unidade acadêmica vinculada: Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia
- Departamento vinculado: Departamento de Engenharia de Produção
- Ato de criação: Resolução no 20 - CONSEPE de 21 de agosto de 2008
- Ato de autorização de funcionamento: Resolução no 29 - CONSU, de 07 de novembro de 2008
- Ato de regulamentação: Resolução No. 05 - CONSEPE, de 20 de maio de 2011
Saiba Mais
Grade Curricular e Corpo Docente
Última modificação 29/11/2019