Ciência e Tecnologia

Teófilo Otoni - Campus do Mucuri

Ciência e Tecnologia (Teófilo Otoni)

O curso de Ciência e Tecnologia (BC&T;) visa proporcionar uma formação ampla, com foco na interdisciplinaridade, na inovação e sob a perspectiva de uma alta flexibilização curricular. Com carga horária de 2.400 horas e duração de 3 anos, o curso confere ao graduando habilitação, em nível superior, para apresentar-se ao mercado de trabalho, ingressar em cursos de Engenharia que adotam esse modelo de formação em dois ciclos, tanto na UFVJM como em outras instituições, e candidatar-se a cursos de pós-graduação.

 

Perfil do Profissional

O BC&T; oferece uma formação superior generalista e prevê, como componentes do perfil dos egressos, competências como: aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos na área de ciência e tecnologia; capacidade de trabalho em equipe e em redes; comunicar-se eficientemente; ser aprendiz autônomo; ter espírito empreendedor; ter comprometimento com a sustentabilidade nas relações entre ciência, tecnologia, economia, sociedade e ambiente; bem como ter sensibilidade às desigualdades sociais e reconhecimento da diversidade dos saberes e das diferenças étnico-culturais.

 

Mercado de Trabalho

O profissional pode atuar em áreas como: empresas públicas e privadas (pesquisas e estudos aplicados à área, gerenciamento intermediário em cargos acessíveis via concurso público); atuar em áreas de nível superior em atividades de pesquisas, desenvolvimento de tecnologias; bem como empreender seu próprio negócio.

 

O Curso na UFVJM

A concepção do curso BC&T; na UFVJM foi apresentada como parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), visando inovar o modelo acadêmico de cursos de graduação e de abordagens de ensino em harmonia com novos parâmetros acadêmicos. Baseando-se no previsto nos Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares, o curso tem seu foco nas dinâmicas de inovação científica, tecnológica, artística, social e cultural, associadas a um caráter interdisciplinar, visando garantir articulação e inter-relação entre disciplinas, dentro das grandes áreas, e entre as grandes áreas. Assim, objetiva ser uma alternativa para enfrentar dificuldades relacionadas a aspectos tradicionalmente problemáticos da formação em Ciências Exatas e Tecnológicas, principalmente a taxa de evasão, a especialização excessiva e a profissionalização precoce.

O BC&T;, Campus do Mucuri, está vinculado ao Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET), que funciona em prédio próprio, composto por gabinetes de docentes, salas de monitoria, laboratórios, auditório e outros espaços físicos necessários ao curso e aos usuários.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Ciência e Tecnologia
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharel em Ciência e Tecnologia
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 120 vagas/semestre
  • Turno: Integral
  • Tempo de duração: Mínimo - 3 anos / Máximo - 4,5 anos
  • Carga horária total: 2400 horas 
  • Ano/Semestre de início do curso: 2009/1
  • Unidade acadêmica vinculada: Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia
  • Ato de criação: Resolução nº 23 - CONSEPE, de 27 de agosto de 2008
  • Ato de autorização de funcionamento: Resolução nº 29 - CONSU, de 07 de novembro de 2008

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 21/2/2020