Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto Coorte de Universidades Mineiras faz pesquisa com egressos da UFVJM

publicado: 04/04/2022 10h28, última modificação: 04/04/2022 10h28
Cume avalia impacto dos hábitos alimentares no aparecimento de doenças; pesquisa vai de abril a julho/2022

Logomarca projeto “Coorte de Universidades MinEiras (Cume)

Nos próximos dias, egressos da UFVJM (graduação e pós-graduação) receberão convite para participar do projeto “Coorte de Universidades MinEiras (Cume)”,  um estudo longitudinal que avalia o impacto dos hábitos alimentares no aparecimento de doenças, especialmente de doenças e agravos não transmissíveis – DANT (ex.: diabetes, hipertensão, etc.). Neste ano de 2022, entre os meses de abril a julho, ocorrerá sua terceira onda de seguimento.

O projeto tem como estratégia principal a aquisição de informações sobre alimentação e saúde de egressos de universidades mineiras, por meio da aplicação de questionários autorrespondidos em ambiente virtual, a cada 2 anos.

Os participantes do projeto Cume são egressos de sete universidades federais: de Viçosa (UFV), de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (UFOP), de Lavras (UFLA), de Juiz de Fora (UFJF), de Alfenas (UNIFAL, e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

De acordo com a professora Luciana Neri Nobre, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN) e responsável pelo projeto na UFVJM, não é necessário aguardar o convite. Para participar, basta acessar e responder o questionário inicial. Esse procedimento também será empregado para os demais questionários de seguimento.

No sítio do projeto, há informações mais detalhadas sobre o projeto e sua execução, equipes e instituições envolvidas.

Acompanhe o Cume nas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/projetocume

Instagram: @projeto_cume

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=cqhbOef2zkY&t=19s

Contato:

Egresso da UFVJM, a sua participação no estudo é muito importante para o Cume e para o desvelamento da relação entre doenças e agravos não transmissíveis e estilo de vida de adultos brasileiros, finaliza Luciana.

O projeto Coorte de Universidades Mineiras tem registro como projeto de pesquisa na UFVJM sob o número 3642020.

Participe!