Ciências Agrárias

Campus Unaí

Ciências Agrárias

O curso de Ciências Agrárias, na modalidade bacharelado interdisciplinar, é um curso superior de graduação com características não profissionalizantes. Sua estrutura contempla a possibilidade de o estudante adaptar o seu curso, escolhendo as disciplinas (depois do terceiro semestre) de acordo com os seus interesses. O curso de Ciências Agrárias também pode ser utilizado como primeiro ciclo do processo de formação. Ao finalizar o curso de Ciências Agrárias na UFVJM, o estudante terá a oportunidade de optar pela continuação de sua formação, num segundo ciclo, de caráter opcional, nos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária ou Zootecnia, do Campus Unaí, mediante processo seletivo de transição específico para egressos do curso de Ciências Agrárias.

 

Perfil do Profissional

Considerando que a gestão do sistema produtivo torna-se fundamental para o sucesso do setor agropecuário, numa economia cada vez mais globalizada, o profissional deve ser capaz de atuar como gestor em todos os elos da cadeia agroindustrial, desenvolvendo uma compreensão da dinâmica do mercado, valorizando o papel da inovação e os impactos do agronegócio sobre a saúde das pessoas e sobre o ambiente. O profissional contará com uma visão sistêmica, integrando na formulação de estratégias de concorrência a interação com o contexto econômico e social no qual se insere a cadeia do agronegócio.

 

Mercado de Trabalho

Além da continuação dos estudos no segundo ciclo, o egresso poderá atuar em seu próprio negócio em Ciências Agrárias; em cooperativas e associações; atividades de pesquisa em Ciências Agrárias, inclusive por meio de estudos em nível de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu; organização do terceiro setor (cargos intermediários de gestão); empresas privadas e instituições do setor público (pesquisas e estudos aplicados à área, gerenciamento intermediário em cargos acessíveis, via concurso público); gestão de empresas públicas e privadas.

 

O Curso na UFVJM

O curso de Ciências Agrárias tem duração de três anos com três semestres de disciplinas obrigatórias de formação geral em ciências, sociologia, empreendedorismo e gestão. A partir do quarto semestre o estudante tem liberdade de escolher suas disciplinas, podendo optar por uma formação mais específica em um dos quatro cursos do segundo ciclo (Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária ou Zootecnia); uma formação mais generalista. O curso funciona atualmente com salas de aula e laboratórios em estrutura provisória. As atividades práticas das disciplinas de características profissionalizantes são realizadas na fazenda onde está sendo construído o campus definitivo. Além disso o curso conta com aulas de campo.

A universidade não oferece mais vaga no curso de Ciências Agrárias. A partir do 2º semestre de 2017, a UFVJM passou a ofertar os cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária ou Zootecnia no Campus Unaí na modalidade de cursos tradicionais, de acordo com Despacho 024/2017, que autorizou a extinção gradativa do curso de Ciências Agrárias e a desvinculação dos cursos decorrentes.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Ciências Agrárias
  • Grau: Bacharelado Interdisciplinar
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharel em Ciências Agrárias
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 160 vagas/semestre
  • Turno: Integral
  • Tempo de duração: Mínimo - 3 anos / Máximo - 4,5 anos
  • Carga horária total: 2400 horas 
  • Ano/Semestre de início do curso: 2014/1
  • Unidade acadêmica vinculada: Instituto de Ciências Agrárias
  • Ato de criação/autorização: Resolução CONSU nº 18, de 09 de novembro de 2012
  • Autorização de extinção gradativa: Despacho 024/2017, de 29 de setembro de 2017

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 20/11/2019