Notas de Empenho

Nesta seção são divulgadas instruções para consulta das notas de empenho emitidas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)


De acordo com a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, entende-se por empenho a etapa em que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído. Isso auxilia o governo federal a organizar os gastos pelas diferentes áreas governamentais, evitando que se gaste mais do que foi planejado. E para cada empenho será extraído um documento denominado nota de empenho. 

Uma nota de empenho é utilizada para registrar as operações que envolvem despesas orçamentárias realizadas pela Administração Pública e que indica o nome do credor, a especificação e a importância da despesa, bem como a dedução desta do saldo da dotação própria. 

Para encontrar as informações sobre as notas de empenho emitidas pela UFVJM no Portal da Transparência basta efetuar o passo a passo a seguir:

1. No Portal da Transparência do Governo Federal 

1.1 Despesas

1 -  Acesse o Portal da Transparência: https://www.portaltransparencia.gov.br/;

2 -  No menu superior, localize e clique em “Consultas Detalhadas” > Em seguida, selecione “Despesas Públicas”;

3 -  Na tela seguinte, escolha a opção  “Por documentos diários da despesa”;

4 -  Utilize a barra lateral esquerda de filtros para escolher um filtro. Algumas opções de filtro são: período, favorecido, documento, órgão e unidade orçamentária.

Para acessar exclusivamente os dados da UFVJM:
5 - Clique no filtro Órgão e insira o código 26255 > Espere aparecer e clique no nome da UFVJM > Clique em "Adicionar"; 

6 - Por último, clique em "Consultar".  

Caso tenha interesse em analisar os dados relacionados à um período específico, faça:

7 - Na seção Filtros Aplicados, apague os filtros Período de: e Período até: pré-definidos;

8 - Utilize a barra lateral esquerda de filtros e clique na opção Período > Em seguida, insira no primeiro campo uma data de início e no campo seguinte uma data de fim > Clique em "Adicionar";

9 - Por último, clique em "Consultar".