Vestibular Único
O Vestibular Único é o processo seletivo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para ingresso em seus cursos de graduação presenciais. Diferente da Seleção Seriada (SASI), a seleção é feita em uma única etapa, por meio de provas elaboradas e aplicadas pela própria universidade.
A prova inclui questões de múltipla escolha e uma redação, avaliando de forma ampla os conhecimentos e a capacidade de expressão dos candidatos.
Perguntas frequentes
O que é o Vestibular Único da UFVJM?
É o processo seletivo da UFVJM para ingresso nos cursos de graduação, adotando o modelo de prova única, diferente da seleção seriada que possui a avaliação dividida em três etapas.
Quem pode participar?
Podem participar candidatos que, no ato da matrícula, tiverem concluído o Ensino Médio ou equivalente.Além disso, o edital define critérios específicos de classificação, cotas, isenção de taxa, etc.
Existe reserva de vagas ou cotas?
Sim. Metade das vagas são destinadas a candidatos que estudaram todo o Ensino Médio na rede pública de ensino, sendo que as cotas são divididas entre Pessoas Pretas, Pardas, Indígenas, Quilombolas e pessoas com deficiência, com baixa renda ou não.
Atendendo a lei de cotas Nº 12711 de 2012 alterada pela Lei nº 14.723, de 2023.
Se eu tiver deficiência ou precisar de atendimento especial, como proceder?
Os editais preveem o prazo para solicitação e envio dos documentos referentes ao atendimento especializado, específico e uso do nome social na realização das provas. é necessário que os candidatos fiquem atentos a todos os procedimentos necessários para esse fim.
Há lista de espera ou chamadas subsequentes?
Sim. Após a primeira chamada, a UFVJM divulga chamadas subsequentes (segunda, terceira, etc.), conforme o número de vagas remanescentes.
Posso usar a nota do Enem no Vestibular Único?
Não. O Vestibular Único é independente do Enem — a seleção é feita exclusivamente pela prova própria aplicada pela UFVJM.
Entretanto, a universidade mantém outras formas de ingresso (como o SiSU, que usa o Enem). Assim, o candidato pode participar de ambos os processos, ampliando suas chances de ingresso.