Vagas Remanescentes
O Processo Seletivo de Vagas Remanescentes tem como objetivo preencher as vagas disponíveis nos cursos de graduação da UFVJM, abertas em decorrência de transferências, desistências formais e desligamentos.
O processo seletivo possui edital próprio e utiliza, para fins de classificação, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das dez últimas edições, conforme opção indicada no momento da inscrição.
O ingresso pode ocorrer nas seguintes modalidades:
Transferência Interna
- Mudança de campus: para alunos de cursos presenciais da UFVJM que desejam mudar de campus, em cursos com habilitação idêntica;
- Mudança de modalidade de oferta: para alunos de cursos de graduação a distância que desejam migrar para cursos presenciais, desde que a habilitação seja idêntica;
- Mudança de curso: para alunos dos cursos presenciais, de Educação a Distância e de Educação do Campo da UFVJM que pretendem mudar para um curso afim dentro da instituição.
Transferência Externa
Destinada a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de outras instituições nacionais de ensino superior, públicas ou privadas, que queiram mudar para um curso igual ou afim na UFVJM.
Obtenção de Novo Título
Permite que portadores de diploma de graduação ingressem novamente na universidade para cursar uma nova graduação.
Perguntas frequentes
O que são “vagas remanescentes” na UFVJM?
São vagas não ocupadas em cursos de graduação da UFVJM, que podem ter sobrado após o processo seletivo regular ou geradas por desistências, desligamentos e transferências.
Essas vagas são preenchidas por meio de edital específico da modalidade de vagas remanescentes.
Qual o critério de classificação utilizado no processo de vagas remanescentes da UFVJM?
A classificação tem como base a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das edições recentes, conforme indicado no edital.
Cada edital divulgado indicará quais edições do Enem serão válidas para concorrer.
Quais modalidades de ingresso se aplicam às vagas remanescentes?
Transferência Interna:
- Mudança de campus ou de modalidade de oferta, para cursos com habilitação idêntica.
- Mudança de curso, para um curso afim àquele que o candidato encontra-se matriculado
- Transferência Externa (alunos de outras instituições que queiram ingressar na UFVJM), em curso afim àquele que o candidato encontra-se matriculado
- Obtenção de Novo Título (portadores de diploma de nível superior que queiram cursar outra graduação)
Quem pode participar do processo de vagas remanescentes da UFVJM?
Entre os requisitos comuns estão:
- Ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.
- Para transferência externa: estar matriculado em curso superior afim ao pretendido para ingresso na UFVJM.
- Obtenção de novo título: possuir diploma de graduação.
- Ter nota válida do Enem dentro das edições permitidas.
- Mudança de campus e Mudança de Modalidade de Oferta: estar matriculado em curso com habilitação idêntica ao pretendido, na UFVJM.
- Mudança de curso: estar matriculado em curso afim ao pretendido na UFVJM.
Posso aproveitar disciplinas cursadas em outro curso ou instituição?
Sim, desde que o conteúdo programático, carga horária e objetivos sejam compatíveis com os da disciplina equivalente na UFVJM.
O pedido de aproveitamento de estudos é feito após a matrícula, mediante análise da coordenação do curso e documentação comprobatória (histórico e ementas).
A aprovação ou indeferimento é de competência do colegiado do curso.
O que significa “curso afim” no processo de vagas remanescentes da UFVJM?
Um curso afim é aquele que possui conteúdo, área de conhecimento e formação profissional semelhantes ao curso pretendido na UFVJM.
Por exemplo, um aluno matriculado em Engenharia Agrícola pode solicitar transferência para Engenharia Florestal se houver afinidade curricular entre esses cursos.
A verificação da afinidade é feita pela coordenação do curso de destino, com base na matriz curricular e ementas das disciplinas, e está disponível para consulta em uma tabela do edital do processo seletivo