Comissão de Implementação da LGPD
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No âmbito da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi instituída uma Comissão de Implementação da LGPD, designada pela Portaria nº 2.704/2021 e alterada pelas Portarias nº 1.222, 1.223, 1.225, de 12 de maio de 2022; nº 1679, de 29 de junho de 2022 e nº 1685, de 30 de junho de 2022.
Como a UFVJM coleta, processa, armazena e/ou divulga dados pessoais ela deve se adequar à LGPD. Algumas ações vêm sendo desenvolvidas visando à conformidade com a legislação:
- Reuniões semanais da comissão para estudo e planejamento das ações, visando à implementação da LGPD na universidade;
- Elaboração de plano de ação;
- Realização de pesquisa com todas as unidades acadêmicas e administrativas para levantamento/mapeamento dos dados pessoais tratados na UFVJM;
- Elaboração de Inventário de Dados a partir das respostas obtidas no formulário de pesquisa;
- Elaboração da Política Geral de Proteção de Dados Pessoais na UFVJM; e
- Elaboração do Plano de Conformidade da UFVJM à LGPD. Veja a 1ª versão do nosso plano aqui.
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Designada pela Portaria nº 2.704, de 16 de dezembro de 2021
Carolina Santos Almeida - Presidente
Sashanicol Rocha Havenith - Vice-PresidenteRepresentante da Pró-reitoria de Administração: (alterado pela Portaria nº 1204, de 10 de maio de 2022)
Titular: Daniel Frank Castro
Suplente: Cinthia Bernardino de LimaRepresentante da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis:
Titular: Ícaro José Santos Paulo
Suplente: Graciele Ribeiro dos SantosRepresentante da Pró-reitoria de Extensão e Cultura:
Titular: Cilma Renata Borges
Suplente: Daniela Luciana Braga Santiago Teixeira (alterado pela Portaria nº1679, de 29 de junho de 2022)Representante da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas:
Titular: Pitter Pereira da Costa
Suplente: Gerri de Maio FaustinoRepresentante da Pró-reitoria de Graduação: (alterado pela Portaria nº1222, de 12 de maio de 2022)
Titular: Maria Gisenilda Barbosa
Suplente: Fernando Oliveira GonçalvesRepresentante da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: (alterado pela Portaria nº 1223, de 12 de maio de 2022)
Titular: Rafael Duarte Neves
Suplente: Patrícia Kely da Silva ReisRepresentante da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento:
Titular: Thales Henrique Dutra (alterado pela Portaria nº1685, de 30 de junho de 2022)
Suplente: Wanilson Dias da CruzRepresentante das Unidades Acadêmicas:
Titular: Eduardo Pelli
Suplente: Marcelo Cambraia de AlvarengaRepresentante da Diretoria de Tecnologia da Informação:
Titular: Renato Duarte Souza Pinheiro
Suplente: Estêvão Samuel Procópio AmaralRepresentante da Diretoria de Educação Aberta e a Distância:
Titular: Paulo Ângelo Oliveira Veloso
Suplente: Luciano Geraldo SilvaRepresentante da Diretoria de Comunicação: (incluído pela Portaria nº 1225, de 12 de maio de 2022)
Titular: Sérgio Soares dos Santos
Suplente: Daniela da Conceição Andrade e SilvaContato da Comissão:
E-mail: comissaolgpd@ufvjm.edu.br
Unidade SEI: CLGPD -
ATIVIDADES REALIZADAS PELA COMISSÃO NOS MESES DE JULHO E AGOSTO
OBJETIVO 3 - AVALIAR A REALIDADE ATUAL SOBRE O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS NA UFVJM
AÇÃO 3.2 - ANÁLISE E RESPOSTAS AO DIAGNÓSTICO DE MATURIDADE DE PRIVACIDADE: parte dos membros da comissão analisaram, discutiram e consolidaram as respostas necessárias para que a comissão possa realizar o diagnóstico sobre o estágio de maturidade na página da Secretaria do Governo Digital, disponível em: https://pesquisa.sisp.gov.br/index.php/798411?lang=pt-BR. A ação está prevista no Objetivo 3 - Avaliar a Realidade Atual sobre o Tratamento de Dados Pessoais na UFVJM do nosso Cronograma Geral de Ações e destina-se a nos orientar o planejamento de futuras ações continuadas de adequação à LGPD. O documento que consolida a análise dos dados será apresentado em reunião da comissão no dia 30 de agosto de 2022.
AÇÃO 3.3- ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS PELO QUESTIONÁRIO APLICADO COM UNIDADES DA UFVJM: parte dos membros da comissão analisaram e organizaram informações obtidos internamente relativa à maneira como as nossas unidades realiza atualmente o tratamento de dados pessoais na instituição. A ação está prevista no Objetivo 3 - Avaliar a Realidade Atual sobre o Tratamento de Dados Pessoais na UFVJM do nosso Cronograma Geral de Ações e destina-se a nos orientar o planejamento de futuras ações continuadas de adequação à LGPD, principalmente, subsidiar a modelagem do Inventário de Dados Pessoais (ação 3.4 do Cronograma Geral de Ações). O documento que consolida a análise dos dados será apresentado em reunião da comissão no dia 30 de agosto de 2022.
OBJETIVO 4-QUALIFICAR COMISSÃO INTERNA DE IMPLEMENTAÇÃO DA LGPD E ORIENTAR A CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA UFVJM
AÇÃO 4.2– INDICAÇÃO DE CURSOS BÁSICOS: visando a constante qualificação sobre o tema, foram apresentadas, por e-mail, sugestões de cursos para os membros da Comissão de Implantação da LGPD.
AÇÃO 4.5 -ELABORAÇÃO DE GUIA PRÁTICO: parte dos membros da comissão estudaram o tema LGPD e instituições públicas a fim Guia Prático com orientações sobre a LGPD na UFVJM. A ação encontra-se como parte do Eixo Comunicação e Treinamento e destina-se a orientar a constante capacitação dos servidores da UFVJM sobre o tema. A elaboração foi concluída em julho e publicada em nossa página em agosto de 2022. Confira em: https://portal.ufvjm.edu.br/page/lgpd/materiais-de-apoio
AÇÃO 4.6– ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS SOBRE A LGPD: a Presidente em exercício atendeu servidores com a finalidade de orientá-los sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.
OBJETIVO 5 - ELABORAR DOCUMENTOS DE PRIVACIDADE
AÇÃO 5.1– ELABORAÇÃO POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS: foram pesquisados modelos de documentos adotados por outras instituições e universidades, na sequência os membros elaboraram documento e compartilharam com a Presidente em exercício e com o Diretor de Tecnologia da Informação para sugestões e contribuições. Após receber as sugestões, reunião foi agendada para 30 de agosto a fim de definir alguns pormenores sobre o tema. Na sequência, os membros responsáveis pela ação finalizarão o documento. Conforme Cronograma Geral de Ações, a ação tem previsão para finalizar em setembro de 2022.
AÇÃO 5.2 – ELABORAÇÃO TEMPLATE/GUIA PARA AVISO DE PRIVACIDADE E TERMO DE USO E TEMPLATE/GUIA PARA TERMO DE CONSENTIMENTO PARA TRATAMENTO DE DADOS: foram pesquisados modelos de documentos adotados por outras instituições e universidades, na sequência os membros elaboraram o template inicial e compartilharam com os demais membros para sugestões e contribuições. Conforme Cronograma Geral de Ações, a revisão do documento será realizada até o final de agosto e disponibilizado em breve em nossa página.
Aguarde novas notícias sobre as ações realizadas pela Comissão de Implantação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e acompanhe a publicação de documentos e atualizações de nossa página!!!