Estudantes de Graduação

Instruções específicas para estudantes de graduação

 

O discente de graduação que sairá em mobilidade acadêmica internacional deverá atender aos requisitos estabelecidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFVJM por meio da Resolução do Consepe nº 39/2023, de 20 de dezembro de 2023, que regulamenta o Programa de Mobilidade Acadêmica Intercampi, Nacional e Internacional no âmbito dos cursos de graduação da UFVJM.

Uma vez em conformidade com os requisitos da resolução, o discente poderá verificar na página da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) os convênios internacionais que a UFVJM possui com outras instituições e os editais abertos para mobilidade internacional. Lembramos que outros critérios de elegibilidade poderão ser adotados quando a mobilidade acadêmica ocorrer por meio de convênios ou programas específicos, conforme regulamentação própria.

Sugere-se que o aluno entre em contato com a coordenação do curso e informe sobre o interesse em participar de programa de mobilidade acadêmica internacional. Após análise inicial da mobilidade, o discente poderá entrar em contato com a universidade que escolher e julgar mais compatível com o seu curso, pois poderá aproveitar disciplinas cursadas durante a mobilidade.

Após receber a carta de aceite da universidade de destino, o estudante deverá solicitar o afastamento institucional para mobilidade acadêmica internacional. A DRI recomenda que a documentação seja enviada, com no mínimo, um mês de antecedência da data da viagem para o e-mail secretariadri@ufvjm.edu.br.

Confira abaixo a documentação necessária:

a. Carta de aceite da instituição anfitriã;
b. Plano de estudos ou de atividades a serem desenvolvidas no exterior, aprovado pelo Colegiado do Curso/ Coordenação do Curso;
c. Cópia do Histórico Escolar.

Observação:

Documentos adicionais podem ser requeridos dependendo da regulamentação do programa/edital de mobilidade pelo qual o aluno foi selecionado.

IMPORTANTE

-> No semestre de início do afastamento, o aluno deverá realizar sua pré-matrícula nas unidades curriculares correspondentes ao plano de estudos das disciplinas que cursará na universidade anfitriã.

-> Após a chegada à universidade de destino, um comprovante de matrícula deverá ser enviado à DRI assim que for oficialmente matriculado na universidade de destino, para fins de registro.

-> Caso haja alguma alteração no plano de estudos inicialmente proposto, a DRI também deverá ser comunicada mediante envio de comprovante de alteração do plano.

-> Ao término da mobilidade, o aluno deverá solicitar o reingresso na UFVJM para conseguir se matricular novamente na UFVJM, conforme orientações abaixo.

 

Orientação aos alunos sobre o retorno ao Brasil 

As informações referentes ao retorno dos estudantes ao Brasil, solicitação de reingresso na UFVJM e aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior podem ser acessadas em solicitar reingresso para retornar da mobilidade nacional ou internacional. 

Após retornar ao Brasil o aluno deverá:

1. Solicitar o reingresso na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) para reativação no e-Campus;
2. Fazer a pré-matrícula e matrícula para o semestre seguinte nas datas especificadas no calendário acadêmico;
3. Caso queira solicitar o aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior, o aluno deverá providenciar a tradução simples dos documentos, que deverão ser validados pela DRI;
4. Após traduzir os documentos o aluno deverá enviar toda a documentação (original e versão em português) para o e-mail secretariadri@ufvjm.edu.br em formato Word e PDF, para conferência e validação e preencher o formulário de solicitação de serviço de validação;
5. Com os documentos validados em mãos, o aluno deverá aguardar o período de solicitação de aproveitamento de estudos conforme estabelecido no calendário acadêmico. 

IMPORTANTE

-> Não há datas específicas para solicitação de validação à DRI, podendo o pedido ser feito ao longo do ano, mas recomenda-se que ele seja feito com a maior antecedência possível.

-> Não espere a abertura do prazo da Prograd para solicitação de aproveitamento de estudos para requerer a validação dos documentos à DRI.

-> A validação dos documentos será feita por ordem de chegada.

-> Os documentos serão conferidos à medida que chegarem; portanto, esteja atento para enviá-los com antecedência, pois a DRI não negociará com a Prograd nenhum pedido de extensão do prazo para solicitação de aproveitamento de estudos.