1ª Temporada

publicado 30/04/2021 08h36, última modificação 22/12/2021 15h21

O Caixeiro Viajante da Ciência

Escutar e conversar sobre ciência não precisa ser algo complicado. As universidades e muitas outras instituições produzem conhecimento científico sobre diversos assuntos. Mas será que todo mundo sabe e entende o que acontece dentro das salas e laboratórios? Uma das grandes dificuldades enfrentadas por quem produz o conhecimento é justamente divulgá-lo para a sociedade. No episódio de estreia do podcast Conto com Ciência vamos conversar sobre a divulgação científica e sua importância

publicado 27/08/2021 09h00 Multimídia

Plantando frutos, colhendo histórias

As ações humanas vêm trazendo grandes impactos ao meio ambiente. Neste episódio, os professores da UFVJM Hellen Deckers, do Campus Unaí, José Barbosa e Romero Alves Teixeira, do Campus JK, conversam sobre trabalhos que estão sendo desenvolvidos com o objetivo de amenizar os danos causados pelos seres humanos

publicado 24/09/2021 09h31 Multimídia

Geração Y: Vida 3.0

A inteligência artificial, que chamamos também pela sigla I.A., tem impactado nossas vidas de várias maneiras. São tantas utilidades que, às vezes, nem temos noção de tudo o que ela pode fazer para nos ajudar. Neste episódio veremos como esse tema vem se desenvolvendo em vários campos de pesquisa dentro da universidade. Nossos convidados são os professores da UFVJM Luciana Pereira de Assis, do Campus JK em Diamantina, e Honovan Paz Rocha, do Campus Janaúba.

publicado 22/10/2021 11h42 Multimídia

Além do corpo e da razão

Experiência de quase morte (EQM), espiritualidade, empatia e a própria morte são temas estudados dentro das universidades. A ciência e a religião ainda divergem ao tentar explicar muitos fenômenos. Neste episódio vamos entender um pouco mais sobre o assunto a partir de pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico. Nossas convidadas são a professora da UFVJM, Ana Carolina Lanza Queiroz, e a professora da UFJF, Monalisa Cláudia Maria da Silva.

publicado 26/11/2021 14h22 Multimídia

Toda ciência é humana

Conhecer a história, entender o homem e a sociedade, compreender a geopolítica global e acessar um mundo de artes e literatura. Exercício da cidadania, continuação das democracias e manutenção da organização social. Neste episódio vamos conversar sobre a importância das Ciências Humanas. Nossos convidados são os professores da UFVJM Ana Flávia Andrade de Figueiredo, do Campus JK em Diamantina, e Cláudio Eduardo Rodrigues, do Campus Janaúba.

publicado 22/12/2021 15h21 Multimídia