Episódios

publicado 30/04/2021 08h25, última modificação 17/08/2021 09h53
Episódios do podcast Conto com Ciência

Dupla Dinâmica: Astronomia e Física

O que vem à sua cabeça quando o assunto é Astronomia e Física? A imagem da Via Láctea, um emaranhado de fórmulas complicadas, a viagem a Marte ou a volta ao passado no túnel do tempo? Na conversa da equipe do Conto com Ciência com Olavo Cosme da Silva, professor da UFVJM, e Arjuna Casteli Panzera, professor aposentado da UFMG, você vai perceber que essas duas ciências, além de serem encantadoras, fazem parte do nosso dia a dia. Bora conferir?

publicado 10/10/2023 15h44 Multimídia

Especial Sintegra

No episódio Especial Sintegra, a equipe do podcast Conto com Ciência recebe Ana Cristina Rodrigues Lacerda, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação e presidente da IX Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM, para falar sobre o maior evento de divulgação científica da universidade. Bora conferir essa conversa?

publicado 05/10/2023 15h32 Multimídia

Engenharia Mecânica: uma aliada da reabilitação

O que a Engenharia Mecânica pode fazer pelas pessoas com deficiência? A resposta está no bate-papo da equipe do podcast Conto com Ciência com Libardo Andrés Gonzáles Torres, professor do curso de Engenharia Mecânica/UFVJM, e Jade Ferreira de Oliveira, fonoaudióloga e gerente do Centro Especializado em Reabilitação (CER Diamantina). Bora entender essa parceria entre Engenharia Mecânica e CER?

publicado 23/08/2023 16h28 Multimídia

Do bordado ao doutorado: a evolução da educação feminina

Uma conversa sincera e necessária sobre educação feminina! O bate-papo da equipe do Conto com Ciência no 3º episódio da 3ª temporada “Do bordado ao doutorado: a evolução da educação feminina” com Ana Cristina Lage, professora do curso de História da UFVJM, e com Marybete do Rosário Santos, turismóloga formada pela UFVJM, traz esse assunto de um jeito bem envolvente

publicado 24/07/2023 17h16 Multimídia

Ciência e Perícia na detecção de novas drogas

Imagine um sensor capaz de detectar drogas sintéticas em amostras de saliva... Agora pense na sua importância para auxiliar o trabalho da polícia... A equipe do Conto com Ciência recebeu Wallans Torres Pio dos Santos, professor do Departamento de Farmácia da UFVJM, e Luciano Chaves Arantes, perito criminal da Polícia Civil do Distrito Federal, para discutir esse assunto no 2º episódio da 3ª temporada do podcast

publicado 05/06/2023 15h02 Multimídia

Pinceladas de Saúde Mental

Como você tem cuidado da sua saúde mental? No episódio de estreia da 3ª temporada do Conto com Ciência, convidamos a professora do Campus do Mucuri Camila de Lima e o neurocirurgião vascular Leonardo Gomes de Carvalho para um bate-papo super interessante. Eles falam sobre sua atuação na área de saúde mental e dão dicas importantes para quem deseja manter corpo e mente em harmonia. Agora você pode ouvir e assistir ao episódio.

publicado 03/03/2023 16h24 Multimídia

Descomplicando o DIU

Tem dúvidas sobre o DIU? Então você precisa ouvir esse bate-papo em que falamos sobre o Ambulatório de Planejamento Reprodutivo, 100% gratuito em Diamantina, que, entre outras atividades, realiza a inserção do DIU. Convidamos uma das coordenadoras do projeto, Helisamara Mota Guedes, e uma de suas pacientes, Maria Eduarda Pereira Valente. E, aí?! Preparado para ouvir esses dois pontos de vista?

publicado 22/12/2022 15h04 Multimídia

Troca de passes

Falar de futebol é falar de emoção! E também de ciência. Hoje recebemos dois convidados incríveis: o professor Fernando Gripp, que vai conversar sobre um projeto bem bacana que envolve futebol, e o jogador do Moto Club FC, Marcos Paulo Rodrigues Paixão, que vai dividir com a gente sua experiência como jogador profissional. Vem bater essa bola com a equipe do podcast Conto com Ciência!

publicado 31/10/2022 17h37 Multimídia

Política se discute… e se brinca

Já escolheu seus candidatos?!?! Aqui tem opções pra lá de especiais! Estamos cansados de ouvir que política e futebol não se discutem. Mas será que precisa ser assim? Afinal, falar sobre política é falar sobre cidadania, democracia e direitos. O quinto episódio do podcast Conto com Ciência vai falar sobre um projeto super legal nas escolas. E quem vai contar tudo pra gente é a professora Tereza Vale e a chefe do Cartório Eleitoral de Diamantina, Nágila Aguiar, que aplicaram o projeto Eleitor do Futuro em Diamantina. Bora ouvir?

publicado 30/09/2022 15h49 Multimídia

Heróis de quatro patas

Quem tem um amigo tem tudo, certo? No episódio de hoje vamos conversar com a professora do curso de Medicina Veterinária da UFVJM, Jeanne Siqueira, e com a Mellina Reis, do 4 Patas pelo Mundo, sobre cães que desempenham atividades em prol do bem-estar e do conforto de seres humanos. Vem com a gente se emocionar com essas histórias!

publicado 05/09/2022 13h33 Multimídia

Música e aprendizagem: as partituras do conhecimento

Já pensou o mundo sem a música? Seja para relaxar, para sonhar, para mexer o corpo ou para aprender, a música está presente em nosso cotidiano. E esse é o assunto de hoje. Convidamos duas pessoas envolvidas com o tema, o professor Welyson Tiano e a musicista Joyce Santos, para nos contar sobre suas aprendizagens dentro do universo musical. Vem com a gente!

publicado 01/08/2022 15h33 Multimídia

Amar: luta e coragem

Você está pronto para superar as noções clássicas do amor? Já sabemos que o amor é companheirismo, parceria e amizade. Mas e seu lado de resistência e superação? No episódio de hoje contamos com a presença de Andrea Kelmer, professora do Campus do Mucuri/UFVJM, e Lucas Sousa, estudante do Campus JK/UFVJM, para falarmos sobre uma luta diária, inclusive no amor.

publicado 04/07/2022 20h22 Multimídia

Em terra de mineiro, quem tem queijo é rei

Que o queijo é essencial nas nossas mesas, a gente já sabe. Mas você sabia que existe muita ciência por trás da produção queijeira? Na estreia da segunda temporada do Conto com Ciência vamos receber dois convidados que vão contar tudo sobre o delicioso universo do queijo: Cleube Boari, professor do Campus JK/UFVJM, e Leandro Assis, presidente da Associação dos Produtores de Queijo da Região de Diamantina (Aprodia). Venha aprender mais sobre aspectos biológicos, sanitários e sociais desse alimento que tanto adoramos!

publicado 03/06/2022 09h00 Multimídia

Toda ciência é humana

Conhecer a história, entender o homem e a sociedade, compreender a geopolítica global e acessar um mundo de artes e literatura. Exercício da cidadania, continuação das democracias e manutenção da organização social. Neste episódio vamos conversar sobre a importância das Ciências Humanas. Nossos convidados são os professores da UFVJM Ana Flávia Andrade de Figueiredo, do Campus JK em Diamantina, e Cláudio Eduardo Rodrigues, do Campus Janaúba.

publicado 22/12/2021 15h21 Multimídia

Além do corpo e da razão

Experiência de quase morte (EQM), espiritualidade, empatia e a própria morte são temas estudados dentro das universidades. A ciência e a religião ainda divergem ao tentar explicar muitos fenômenos. Neste episódio vamos entender um pouco mais sobre o assunto a partir de pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico. Nossas convidadas são a professora da UFVJM, Ana Carolina Lanza Queiroz, e a professora da UFJF, Monalisa Cláudia Maria da Silva.

publicado 26/11/2021 14h22 Multimídia