Rádio Universitária - UFVJM: Na frequência do saber

 

A Rádio Universitária foi idealizada para ser mais um canal de comunicação e relacionamento da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) com sua comunidade acadêmica e com os ouvintes em geral.

A Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe) foi parceira da UFVJM nesse projeto e recebeu, em 2009, a outorga do canal de rádio, aprovada pelo Senado Federal em 2011. Em 2014, o Ministério das Comunicações aprovou as instalações e autorizou o início das suas atividades. A Rádio Universitária entrou no ar, em caráter experimental, no dia 30 de agosto de 2014.

Para a montagem da emissora, a UFVJM licitou materiais e equipamentos digitais de última geração, os melhores e mais modernos da região. Sua infraestrutura conta com três estúdios para produção e apresentação no Campus JK e um estúdio de apoio no centro de Diamantina.

Esteve no ar por mais de cinco anos, de 30 de agosto de 2014 a 31 de novembro de 2019, mas a parceria entre a UFVJM e a Fundaepe, detentora da outorga de radiodifusão, foi interrompida devido à impossibilidade de renovação do Convênio 23086.004233/2014-98. Sem esse instrumento jurídico, a universidade ficou impedida de veicular sua produção radiofônica e, com isso, foi encerrada a transmissão do conteúdo na frequência 99,7FM.

A Rádio Universitária, como emissora pública e, por isso, diferentemente das rádios comerciais, funcionava como veículo do saber científico, cultural e educacional produzido pela UFVJM. Sua programação tinha como foco o interesse público, a disseminação do conhecimento e da inovação, a valorização das raízes culturais. Além das notícias gerais e da universidade, a grade contava com uma programação musical com enfoque em música de qualidade, nacional e internacional.

A Rádio Universitária da UFVJM, com fins exclusivamente educativos, utilizava o canal 259 E, Classe B1, em Frequência Modulada (FM) 99,7. Também podia ser ouvida por link na internet e acessada pelo Facebook.

Atualmente, a Diretoria de Comunicação Social (Dicom) mantém a Rádio Universitária como setor e dá continuidade à produção de conteúdo próprio e ao uso dos equipamentos radiofônicos da universidade, com vistas a ampliar a visibilidade das ações institucionais e do conhecimento produzido pela UFVJM. Para isso, além de ter um projeto de implantação de uma rádio on-line, criou e produz o Conto com Ciência, podcast de divulgação científica.