Conto com Ciência

Conto com Ciência é um podcast de divulgação científica que tem como objetivo aumentar a visibilidade do conhecimento científico produzido pela UFVJM. Os episódios utilizam a contação de histórias e um bate-papo com especialistas para valorizar a cultura científica e discutir temas relevantes para a sociedade e o desenvolvimento do país. Conto com Ciência aborda a ciência de uma maneira leve e descomplicada e, para isso, utiliza uma linguagem simples e prioriza o entretenimento sem perder de vista a credibilidade na divulgação de informações científicas. O podcast é uma realização da Diretoria de Comunicação Social da UFVJM e sua produção é feita nos estúdios da Rádio Universitária.

 

Equipe responsável:

Coordenadoras:
Lucy Oliveira
Marina Lindsay dos Santos

Estagiário:
Vinicius Reiser Coelho de Souza

Técnicos em áudio:
Laércio Araújo
Lara Rodrigues Pinheiro

 

Episódios

 

Dupla Dinâmica: Astronomia e Física

10/10/2023

O que vem à sua cabeça quando o assunto é Astronomia e Física? A imagem da Via Láctea, um emaranhado de fórmulas complicadas, a viagem a Marte ou a volta ao passado no túnel do tempo? Na conversa da equipe do Conto com Ciência com Olavo Cosme da Silva, professor da UFVJM, e Arjuna Casteli Panzera, professor aposentado da UFMG, você vai perceber que essas duas ciências, além de serem encantadoras, fazem parte do nosso dia a dia. Bora conferir?

Especial Sintegra

05/10/2023

No episódio Especial Sintegra, a equipe do podcast Conto com Ciência recebe Ana Cristina Rodrigues Lacerda, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação e presidente da IX Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM, para falar sobre o maior evento de divulgação científica da universidade. Bora conferir essa conversa?

Engenharia Mecânica: uma aliada da reabilitação

23/08/2023

O que a Engenharia Mecânica pode fazer pelas pessoas com deficiência? A resposta está no bate-papo da equipe do podcast Conto com Ciência com Libardo Andrés Gonzáles Torres, professor do curso de Engenharia Mecânica/UFVJM, e Jade Ferreira de Oliveira, fonoaudióloga e gerente do Centro Especializado em Reabilitação (CER Diamantina). Bora entender essa parceria entre Engenharia Mecânica e CER?

 

Ouça também em