Supervisão, controle e correição

 

A UFVJM faz uso de ações importantes de supervisão, controle e de correição para a garantia da legalidade, legitimidade, economicidade e transparência na aplicação dos recursos públicos utilizados na instituição:

Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
O Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) da UFVJM tem sua unidade localizada no prédio da Reitoria para atendimento presencial mas também dispõe de Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), que permite a qualquer pessoa, física ou jurídica, o encaminhamento de pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal por meio da Web. Outras informações a respeito do SIC da UFVJM podem ser encontradas em: http://ufvjm.edu.br/sic/index.php?option=com_content&view=article&id=55&Itemid=62

Comissão de Ética - CE
A Comissão de Ética (CE) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) é a instância responsável em aplicar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado por meio do Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, esclarecendo e julgando comportamentos com indícios de desvios éticos. Conheça as atribuições e demais informações da Comissão de Ética (CE)/UFVJM em: http://novo.ufvjm.edu.br/ce/

Ouvidoria
A ouvidoria da UFVJM é a instância de controle e participação social, responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos. Com vistas ao aprimoramento da gestão pública e, conforme o Decreto nº 9492, de 5 de setembro de 2018, que regulamenta a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, a partir de setembro de 2020, as reclamações, denúncias, sugestões, elogios ou pedidos de informação deverão ser registrados por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Fala.BR, que é o resultado da combinação entre o e-Ouv e o e-SIC. Acesse os relatórios anuais e demais informações da Ouvidoria/UFVJM em: http://portal.ufvjm.edu.br/ouvidoria

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEP
Todas as informações referentes aos direitos e deveres dos servidores, legislação vigente e os editais destinados a cada carreira estão disponíveis em http://ufvjm.edu.br/rh/ na seção Servidor.

Diretoria de Atenção à Saúde e Acessibilidade - DASA
A Diretoria de Atenção à Saúde e Acessibilidade - DASA, tem por finalidade propor, planejar e executar ações de atenção à saúde e acessibilidade, dirigidas à comunidade acadêmica. Fazem parte do rol de atendimentos o serviço de perícia oficial em saúde,  serviço de psicologia, serviço especializado em segurança do trabalho e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NACI. Conheça as atribuições e demais informações da DASA em: http://www.ufvjm.edu.br/proace/index.php?option=com_content&view=article&id=29

Secretaria de Processos Administrativos
A Secretaria de Processos Administrativos da UFVJM elaborou a Portaria n.º 1.675, de 3 de agosto de 2021, visando, entre outras finalidades, o devido controle interno, celeridade das apurações e das respectivas respostas aos processos administrativos instaurados. Outras informações a respeito Secretaria de Processos Administrativos podem ser encontradas em: http://portal.ufvjm.edu.br/noticias/2021/conheca-procedimentos-operacionais-padronizados-para-processos-administrativos-apuratorios-e-acusatorios.