Participação Social

A consulta pública é um mecanismo de transparência que pode ser utilizado pela Administração Pública para obter informações, opiniões e críticas da sociedade a respeito de um determinado tema. As consultas públicas para participação da comunidade universitária e da sociedade no processo de elaboração coletiva do Planejamento Estratégico da universidade para o período compreendido entre os anos de 2024 a 2028 ocorrerão de três formas:

1. Pela Comissão Geral: para definição da Missão, Visão e Valores Institucionais, por meio de formulário eletrônico específico.
  2. Pelos Grupos de Trabalho: para coleta junto à comunidade interna das demandas voltadas para a infraestrutura (predial, acervo, laboratórios, pessoal, de TIC e outros) e também das demandas do plano de expansão e/ou consolidação dos cursos ofertados.
  3. Pela Comissão Geral: no texto redigido do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), por meio da plataforma Participa + Brasil. Os períodos em que as consultas públicas estarão abertas e as orientações para participação serão divulgados aqui e por meio de Campanha Institucional nos vários canais de comunicação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Consultas públicas realizadas:

1. Consulta sobre os referenciais estratégicos (Missão, Visão e Valores) da UFVJM para o PDI 2024-2028
Esta consulta trata sobre os referenciais estratégicos da UFVJM quais sejam: Missão, Visão e Valores. Tais referenciais representam a identidade da instituição, proporcionam o alinhamento das ações institucionais e orientam os esforços para o cumprimento do planejamento.

2. Consulta sobre demandas da comunidade interna da UFVJM
Esta consulta aborda as demandas da comunidade acadêmica dos diversos campi da UFVJM e objetiva levantar as demandas dos campi de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí para subsidiar os Grupos de Trabalhos e Comissão Geral na elaboração dos objetivos estratégicos e metas do PDI 2024-2028 UFVJM.

3. Consulta sobre demandas da comunidade externa à UFVJM
Esta consulta refere-se às demandas da comunidade externa à UFVJM e tem como objetivo levantar as demandas das comunidades em que a UFVJM está inserida para subsidiar os Grupos de Trabalhos e Comissão Geral na elaboração dos objetivos estratégicos e metas do PDI 2024-2028 UFVJM.

4. Consulta pública sobre plano de expansão e/ouconsolidação dos campi, bem como oferta de novos cursos
Esta consulta refere-se aos cursos e campi da UFVJM e tem por objetivo auxiliar a Universidade a definir quais cursos e campi poderão, eventualmente, ser abertos nos próximos anos a partir das necessidades e anseios manifestados pela comunidade.

5. Consulta sobre o texto final do PDI 2024-2028
Esta consulta é para recolher sugestões sobre o texto final do PDI 2024-2028. Toda a sociedade, principalmente a comunidade universitária, poderá enviar sugestões que possam contribuir para o desenvolvimento da universidade. As sugestões serão analisadas pela Comissão de Elaboração do PDI e, sendo pertinentes, serão incorporadas ao texto do novo Plano para análise e deliberação do Conselho Universitário da UFVJM. A consulta acontecerá por meio da plataforma Participa +Brasil.