O PLE na UFVJM

Informações sobre o Português como Língua Estrangeira (PLE) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Um pouco de história

 

O Português como Língua Estrangeira (PLE) vem se consolidando como uma área de atuação para docentes e discentes do curso de Letras da UFVJM. As primeiras atividades aconteceram por intermediação do curso de Turismo, tendo expandido até se tornar uma unidade curricular no Projeto Pedagógico de Letras. As atividades tiveram início em 2007, com a criação de um Curso de Língua e Cultura. O objetivo desse curso era proporcionar aos estrangeiros uma imersão cultural na cidade de Diamantina, a fim de aprofundar seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Em 2007, a DRI, em conjunto com o Centro de Idiomas da UFVJM, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e a Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM, ofereceu um curso de Língua Portuguesa, Ecoturismo e Cultura do Alto Vale do Jequitinhonha, coordenado pela professora Maria de Lourdes Ferreira.

Desde então, a oferta de cursos e atividades atraiu participantes de diversos países e passou por várias fases de organização e coordenação. Inicialmente, era oferecido durante as férias de julho, com uma abordagem interdisciplinar envolvendo professores de Letras, Geografia e Turismo, e incluía aulas de língua, literatura, produção textual e atividades práticas, como visitas culturais e ecoturismo. Ao longo dos anos, o curso adaptou-se às necessidades dos alunos estrangeiros, promovendo o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas e incentivando a produção textual relacionada às experiências vividas. Mudanças na coordenação mantiveram a metodologia centrada na experiência dos alunos e ampliaram os gêneros textuais trabalhados, além de integrar aspectos culturais regionais.

Em 2024, a UFVJM solidificou as ações no sentido de confluir os trabalhos relacionados ao curso do PEC-PLE e dos alunos oriundos do GCUB. Para os alunos de pós-graduação, há duas vertentes: no primeiro semestre, são feitas aulas de conversação e, no segundo, aulas de produção de textos acadêmicos. Quanto ao PEC-PLE, é ofertado o curso de imersão em Língua Portuguesa, com a carga horária anual de 845 horas, sendo 45 horas de curso elementar, 700 de preparação para o exame CELPE-Bras e 100 de letramento acadêmico.

O histórico do PLE até o momento demonstra que a área possui dois campos de atuação distintos. Um primeiro é o atendimento de estrangeiros que são alunos de graduação e pós-graduação da UFVJM. Nesse caso, o período de permanência e a relação com a universidade se estabelece em médio prazo. O segundo é a oferta de cursos de curta duração para os casos do Projeto Intercâmbio Brasil-Américas. Em cada uma das situações, é necessária uma preparação das atividades, bem como de uma série de diretrizes que orientem a área. Essa organização potencializa a área, bem como capta maiores recursos para que sejam regularmente oferecidas atividades à comunidade interna e externa.

Conheça mais sobre o PLE na UFVJM e suas perspectivas.

Acesse a Cartilha PLE elaborada pela professora Adriana Bodolay, coordenadora do PLE na UFVJM e Bruno Oliveira Rodrigues, mestre em Educação pela UFVJM.

 

Cartilha PLE 

Cartilha PLE