Medalha Frei Chico (Franciscus Henricus Van Der Poel)
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio de deliberação do Conselho Universitário, instituiu a Medalha Frei Chico como forma de homenagear pessoas e instituições que tenham se destacado por sua atuação em áreas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e culturalmente rica.
A honraria leva o nome do Frei Franciscus Henricus van der Poel, importante figura na história dos Vales e símbolo do compromisso com o saber popular, a cultura e o desenvolvimento humano.
História do Frei Chico e relação com a UFVJM
Frei Francisco van der Poel – o Frei Chico – nasceu em 3 de agosto de 1940, na cidade de Zoeterwoude (Diocese de Rotterdam), Holanda. Entrou para a vida franciscana em 7 de setembro de 1960, quando ingressou no noviciado. Sua ordenação presbiteral foi no dia 14 de julho de 1967, ano em que passou a residir no Brasil. Amante da religiosidade popular, dedicou longos anos de sua vida pesquisando e registrando as rezas, os benditos, os remédios, as histórias do povo do Vale do Jequitinhonha. Vivendo em Araçuaí, empenhou-se incansavelmente no resgate de cantigas das lavadeiras, nas rezas de benzedeiras e tantas outras manifestações da cultura e religiosidade que corriam o risco de se perder. Fundou assim o coral Trovadores do Vale, cujo repertório é dedicado basicamente às cantigas populares. Faleceu no dia 14 de janeiro de 2023, em Belo Horizonte, por problemas de saúde. (Com informações da Província Santa Cruz) (Foto: Conrado Moreira/UFMG)
Frei Chico esteve presente em diversos momentos da história da UFVJM, participando de eventos acadêmicos voltados ao fortalecimento da tradição e da cultura das regiões abrangidas pela universidade. Seu legado ecoa na missão institucional de promover a formação cidadã, a valorização da diversidade cultural e o desenvolvimento regional.
![]()
Palestra do Frei Chico na 2ª Sintegra em 2013
Sobre a Medalha
Instituída pela Resolução nº 13/2025 do Conselho Universitário da UFVJM, a Medalha Frei Chico é uma honraria concedida anualmente, em duas modalidades: Grande Colar e Honra ao Mérito.
Quem Pode Ser Homenageado?
Pessoas brasileiras ou estrangeiras ou instituições que tenham se distinguido em sua trajetória em uma ou mais áreas ou segmentos relacionados à produção cultural e artística (artes visuais, performáticas e literárias); desenvolvimento econômico; meio ambiente e sustentabilidade; à educação; à política; às culturas populares; à tradição; à música; à memória e patrimônio; nos territórios de abrangência da UFVJM.
Como é realizada a indicação?
A indicação para a medalha Frei Chico poderá ser proposta pela Reitoria, pelas Unidades Acadêmicas ou Associações de Classe e movimentos sociais, em solicitação fundamentada dirigida à secretaria do Conselho Universitário por meio de solicitação formal.
Seleção e Concessão
A Reitoria da UFVJM define a Comissão Medalha Frei Chico, composta por cinco membros da comunidade acadêmica. Caberá à Comissão a elaboração de pareceres sobre as indicações recebidas, a fim de subsidiar a decisão do Conselho Universitário. A concessão da medalha será condicionada à aprovação de dois terços dos membros presentes na reunião do Conselho. Uma vez aprovada, a honraria será entregue em cerimônia pública e solene do Conselho Universitário, realizada anualmente, em data definida pela Comissão e homologada pelo Reitor.
Galeria de Agraciados
Em breve poderão ser acompanhados os nomes dos agraciados neste espaço.
Secretaria do Conselho Universitário
Acesse aqui as informações sobre contatos dos Conselhos da UFVJM.