Dicas de Educação Nutricional

 

Certamente, você já deve ter ouvido falar na brilhante frase de Hipócrates: “ Que teu alimento seja teu remédio e teu remédio seja teu alimento”. Essa expressão foi declarada pelo “pai da medicina” em 460-377 a. C, mas “cairia como luvas” nos dias atuais.

Em tempos de pandemia do Novo Coronavírus, uma dieta balanceada pode trazer inúmeros benefícios, que vão muito além de um corpo bonito e definido; ela pode contribuir de forma decisiva para o funcionamento adequado do nosso Sistema Imune.

Muito tem se falado, nos últimos dias, sobre alimentos superpoderosos e dietas milagrosas; entretanto, não se pode comprovar que um alimento ou suplemento isolado possa ter capacidade de melhorar nossa imunidade; é preciso considerar que existem processos muito complexos com o objetivo de combater agentes estranhos que tentam invadir nosso organismo.

Além do mais, há muitos fatores externos, além da alimentação, que podem influenciar a imunidade e a saúde como um todo, como estresse, insônia, má digestão e absorção de nutrientes, sedentarismo, entre outros.

Mas e agora, como a alimentação pode ajudar, fortalecendo meu Sistema Imune?

Em primeiro lugar, é muito importante aumentar, no dia a dia, o consumo de alimentos “in natura”, pois eles possuem nutrientes e fitoquímicos com propriedades protetoras, antioxidantes e antinflamatórias, que contribui bastante para melhorar nossa imunidade. Dentre estes nutrientes, vale destacar a vitamina A e os carotenoides presentes no fígado, ovos, vegetais  verde escuros e hortaliças e frutas amarelo-alaranjadas (manga, mamão, goiaba vermelha, abóbora, cenoura, batata doce, espinafre e couve); a vitamina C presente na laranja, acerola, goiaba, caju, e em outras frutas cítricas ou vegetais crus; o zinco presente em carnes vermelhas, fígado, miúdos e ovos; e o selênio, encontrado na sardinha, no fígado de boi, farelo de arroz e farinha de trigo integral. Vale destacar ainda que, em alguns alimentos, como o queijo, o leite fermentado, o iogurte e as bebidas lácteas, encontramos os probióticos; que são microorganismos vivos que participam de forma ativa do ambiente intestinal e são responsáveis pelo combate a proliferação de bactérias ruins.

Fique atento, evitando o consumo de alimentos industrializados como: salgadinhos, macarrão “instantâneo”, frios e embutidos, refrigerantes, biscoitos recheados e outros, pois esses alimentos “ultra processados” não são nutritivos para o nosso corpo.

Não podemos esquecer de mencionar a importância do uso de boas fontes de proteína em nossa alimentação, como: frango, ovos, carne vermelha, leite, queijo, feijão; que juntamente com o arroz formam uma combinação protéica completa, que supre nosso organismo de aminoácidos essenciais.

Você sabia que quem exerce a função protetora em nosso corpo são os anticorpos - que são, na verdade, proteínas de defesa que impedem que corpos estranhos causem qualquer complicação no organismo?

E por fim, não se esqueça de beber bastante água e de se expor de 15 a 30 minutos ao sol, de acordo com orientações da Organização Mundial de Saúde, haja vista que a exposição solar é a principal forma de aquisição de vitamina D.

Cuide-se sempre e faça do alimento o teu remédio!!!

 

Referências

Antunes, M.M.; Diniz, A.B.; Menezes, G. O fino equilíbrio entre nutrição e imunidade. Center for Gastrointestinal Biology, Instituto de Ciências Biológicas, UFMG, 2019.
Brasil. Guia alimentar para a população brasileira. Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Araújo, L.; Antonino, P.; Chaves, C.; Salgado, S. Cartilha “Como a alimentação pode melhorar a imunidade? Dicas para uma alimentação saudável durante a quarentena”. UFPE Universidade Federal de Pernambuco- Centro de Ciências da Saúde- Departamento de Nutrição- Serviço-Escola de Nutrição Emília Aureliano, 2020.