Perguntas frequentes

Dúvidas mais comuns

Esta página é atualizada frequentemente.

Acesso e Senha

Migração e Aplicativos

Suporte Técnico

 

Acesso e Senha

Qual login/senha devo utilizar para acessar os aplicativos G Suite? Caso esqueça minha senha ou necessite alterá-la, qual procedimento? O login e senha da sua conta no G Suite é o mesmo utilizado no e-Campus, E-mail Institucional, Sei, GLPI, etc, ou seja, são as credenciais da sua conta institucional.

Para recuperar sua senha, clique aqui (válido apenas para contas institucionais pessoais). Para alteração de senha (pessoais e setoriais), utilize este link.

Como realizo meu primeiro acesso? É muito simples. A forma de acesso é a mesma para contas pessoais e setoriais. Basta seguir os passos descritos na página "Como acessar".

Não tenho conta institucional. O que faço? O primeiro passo é criar sua conta. Para isso, acesse aqui o site da conta institucional e vá em "Cadastros e vínculos". Após a criação da conta, em até 2 horas seu e-mail UFVJM será criado bem como liberado o acesso aos demais aplicativos da plataforma G Suite Institucional. Para acessa-los, você deverá seguir os passos da pergunta anterior.

Migração e Aplicativos

Haverá mudança no meu endereço de e-mail? Não. O seu endereço permanece o mesmo.

As mensagens de e-mails que temos atualmente na nossa conta serão migradas para a conta do Google? Sim. A migração vinha ocorrendo de forma gradativa há algumas semanas e foi finalizada no dia 08/08/2020 (sábado).

Como faço para enviar e-mails para uma lista de e-mails? As listas de e-mails foram migradas para grupos no G Suite. Na prática, há duas opções agora: 1) Envie um e-mail para o endereço da lista/grupo (é o mesmo antes da migração) em que tenha permissão de envio de mensagem; 2) Acesse grupos.ufvjm.edu.br, escolha o grupo no qual possui acesso e envie a mensagem. Para um passo a passo mais detalhado acesse a documentação do Grupos do Google (https://support.google.com/groups/?hl=pt-BR#topic=2458613).

Quais são o limites do novo e-mail institucional? Armazenamento ilimitado para todas as contas. Os limites diários são aplicados ao longo de um período de 24 horas, não durante um determinado horário do dia.

Limites de envio
- Limites diários de envio de mensagens: 2.000 e-mails.
- Destinatários por mensagem para um único e-mail: 2.000.
- Total destinatários por dia: 10.000.
- Limites de anexo: acima de 25MB deverá usar o Google Drive.

Limites de recebimento de e-mail
- Por minuto: 60 e-mail.
- Por hora: 3.600.
- Por dia: 86.400.
- Pode receber e-mail de até 50MB.
- Pode receber até 500 anexos por e-mail.

O que acontecerá caso eu atinja esses limites? Quando uma conta atinge um limite de envio/recebimento, a restrição de e-mails normalmente dura cerca de 24 horas. Após esse período, os limites são redefinidos automaticamente e a conta volta a enviar/receber e-mails. Quando uma conta é redefinida, não é possível recuperar as mensagens enviadas/recebidas para a conta durante o período em que houve a restrição. Recomendamos a leitura do artigo "Otimizar o uso do Gmail" disponível em https://support.google.com/a/answer/1409688?hl=pt-BR&ref_topic=28609.

O Google Meet institucional possui possibilidade de gravação? Quantos usuários podem estar na sala? Até 30/09/2020 está permitindo gravações e salas com até 250 participantes. Após esse período, perderá a função de gravação e o limite de usuários passará a ser de 100 participantes.

Suporte Técnico

Terei suporte da DTI no uso de todas as ferramentas do G Suite? Não. A DTI prestará suporte apenas em questões relacionadas a problemas de acesso ao G Suite, criação de contas institucionais, contas setoriais e grupos, e habilitação de recursos da plataforma de forma gradativa. No entanto, salientamos que as ferramentas são de fácil utilização e recomendamos seguir as instruções presentes na página "Tutoriais".

Para suporte relacionado a conta institucional preencha o formulário disponível neste link https://glpi.ufvjm.edu.br/plugins/formcreator/front/formdisplay.php?id=2.

Demais solicitações (problemas de acesso ao G Suite, criação de contas institucionais, contas setoriais e grupos) clique aqui.