Programa de Bolsa Permanência - MEC

O Programa de Bolsa Permanência (PBP) foi instituído em 2013 e é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio-financeiro para estadia de estudantes de graduação em instituições federais de ensino superior, que têm por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, os indígenas e quilombolas, nas instituições federais de ensino superior.

Objetivos do programa:

I – viabilizar a permanência, no curso de graduação, de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas;
II – reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil; e
III – promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.

Período de inscrição on-line: 24/01/2022 até 28/02/2022

Período de entrega da documentação: 24/01/2022 até 28/02/2022

Local de entrega presencial ou para envio via correio da documentação:
Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace), Campus JK - Diamantina/MG
Campus JK - MGT 367 - Km 583, nº 5000 - Alto da Jacuba, Diamantina/MG
CEP 39100-000, Prédio da Reitoria, recepção da Proace

Orientações:
1. O envelope lacrado deverá ser identificado como envelope para UFVJM/PROACE/BOLSA PERMANÊNCIA. No remetente, deverá constar o nome completo e matrícula do aluno. A postagem da documentação via correio deverá ocorrer até o dia 28/02/2022 e o custo pela postagem é de inteira responsabilidade do estudante.

2. Toda a documentação deve estar atualizada.

3. Acesse o Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) e faça sua inscrição.

SISPB

Sistema de Gestão da Bolsa Permanência - MEC