Como concorrer

Atenção: Para concorrer ao Auxílio-Material pedagógico é necessário se inscrever no edital de um semestre para ter acesso ao benefício no semestre seguinte!

Veja a seguir como concorrer:

  1. Acesse o e-campus
  2. Clique em Assistência Estudantil
  3. Clique em Solicitação de Benefícios
  4. Clique em Visualizar editais
  5. Verifique se há algum edital vigente e com o período de cadastro aberto.
  6. Ao clicar no botão verde, você acessa o texto do edital e ao final da página, clique em “Responder Formulário” para responder o formulário socioeconômico. O edital e todos os anexos ficam disponíveis também no site da UFVJM em “Editais e concursos” ou clicando no banner da Assistência Estudantil no portal da UFVJM.
  7. Preencha o formulário socioeconômico com todos os seus dados e os dados de seu grupo familiar. Sugerimos que você recorra à sua família para coletar algumas informações. Atenção: preencha corretamente também os dados bancários solicitados no formulário, pois eles serão utilizados para o pagamento dos benefícios.
  8. Finalizado o preenchimento, clique em Enviar formulário.
  9. Fique atento às datas do cronograma do edital! Após o preenchimento do formulário socioeconômico no e-campus, é divulgado a Pré-Classificação Inicial: no e-campus, no Módulo da Assistência Estudantil em “Situação no processo”, vai constar a informação se você foi ou não selecionado para entrega da documentação.
  10. Caso não tenha sido, aguarde outras possíveis pré-classificações. Caso tenha sido pré-classificado, acesse a página do Edital em que está concorrendo ao portal da Universidade. Lá você encontrará uma listagem dos estudantes que deverão entregar a documentação, constando a data e o local de entrega.
  11. Organize a documentação solicitada conforme a Relação de Documentação Comprobatória (anexo III do Edital). Fique atento e organize a documentação com antecedência!
  12. Caso tenha dúvidas em relação a um documento específico ou apresente alguma situação diferenciada em relação ao seu contexto socioeconômico, entre em contato com o Serviço Social de seu campus. Clicando aqui, você encontrará todos os contatos da Pró-Reitoria de Acessibilidade e Assuntos Estudantis.
  13. Apresente a documentação em envelope lacrado na data e local determinados na relação divulgada no portal da UFVJM.
  14. Aguarde Resultado Parcial da Avaliação Socioeconômica.
  15. Caso discorde do resultado, você poderá interpor recurso no e-campus: no Módulo da Assistência Estudantil, clique em recursos e escreva os motivos pelo qual discorda do resultado.
  16. Após o Resultado da Avaliação Socioeconômica Pós-Recurso, caso tenha sido classificado para o Auxílio-Manutenção, você deverá acessar o e-campus novamente e manifestar interesse no benefício Auxílio-Material Pedagógico.
  17. O discente deverá cumprir as regras estabelecidas no Regulamento do Auxílio-Material Pedagógico.
  18. No início do semestre letivo, após a divulgação do resultado, você deverá comparecer à recepção da Pró-Reitoria de Acessibilidade e Assuntos Estudantis de seu campus, assinar o Termo de Compromisso e pegar os kit disponibilizados.
  19. Ao final do semestre, o kit deverá ser devolvido novamente ao setor.
  20. Fique atento ao prazo de atualização cadastral previsto no seu e-campus. Para continuar concorrendo ao Auxílio-Material Pedagógico durante os outros períodos de seu curso, você deve preencher o formulário socioeconômico e apresentar a documentação novamente conforme prazo determinado pelo Serviço Social. Acesse esta informação no módulo da Assistência Estudantil em Situação no processo.
  21. Ainda tem dúvidas? Procure o Serviço Social de seu campus!