Ensino, Pesquisa e Extensão

Software desenvolvido por pesquisadores da UFVJM é registrado no INPI

publicado: 17/03/2023 10h04, última modificação: 17/03/2023 14h27
Registro garante utilização do QualiVida de forma segura e legal

imagem do certificado de registro de prograna de computador. documento do instituto nacional da propriedade industrial. processo numero br512023000546-0

O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde Sociedade e Ambiente (SaSA) e o Centro de Inovação Tecnológica (CITec) da UFVJM acabam de conquistar o certificado de registro do software QualiVida no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por garantir a proteção da propriedade industrial no Brasil. A conquista do registro é uma importante etapa para garantir a propriedade intelectual do aplicativo e sua utilização de forma segura e legal.

O QualiVida é um aplicativo criado para auxiliar a avaliação das condições de vida das populações de comunidades tradicionais. Ele foi desenvolvido como produto final da dissertação intitulada “Governança da Informação na Construção de Aplicativo de Avaliação da Qualidade de Vida e Recursos Naturais em Comunidades Tradicionais”, pelos pesquisadores da UFVJM Bernat Viñolas Prat, Jean Carlo Laughton de Sousa, Marivaldo Aparecido de Carvalho, Ricardo de Oliveira Brasil Costa, Rosana Passos Cambraia, Valéria Rodrigues Neves e Willian Leite Araújo.

Os pesquisadores esperam que o aplicativo possa ser utilizado por gestores públicos, pesquisadores e profissionais da área de saúde para coletar e analisar dados sobre as condições de vida das populações de comunidades tradicionais. O objetivo é fornecer informações precisas e atualizadas que possam ser utilizadas para a elaboração de políticas públicas e a implementação de ações que visem melhorar a qualidade de vida dessas comunidades.

Com a conquista do registro, a UFVJM tem mais uma valiosa ferramenta para trabalhar com questões relacionadas à saúde, sociedade e ambiente, além de reforçar o seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a preservação do meio ambiente.

“Estamos muito felizes com essa conquista, pois sabemos que o QualiVida pode ajudar a tornar mais visíveis as condições que favorecem ou não a satisfatória qualidade de vida das pessoas que vivem nessas comunidades, além de auxiliar na preservação dos recursos naturais”, afirma o pesquisador Ricardo Brasil.

Para o desenvolvimento do aplicativo QualiVida, os pesquisadores da UFVJM contaram com o envolvimento de órgãos que fomentaram e apoiaram o projeto, como a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); Programa Jovens Talentos, da Capes; e o próprio Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde Sociedade e Ambiente (SaSA), berço da iniciativa.

O projeto é registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) sob o número 5562015.

Por Diretoria de Comunicação Social