Notícias

Institucional

Nota do Conselho Universitário da UFVJM

publicado: 26/01/2023 21h18, última modificação: 26/01/2023 22h18
Documento foi aprovado em sessão extraordinária e encaminhado para publicação nos veículos de comunicação institucionais

O Conselho Universitário (Consu) da UFVJM reunido em sua 310ª sessão, sendo a 148ª sessão extraordinária realizada em 19 de janeiro de 2023, manifesta junto à comunidade acadêmica e à comunidade externa que tomou conhecimento das denúncias de possíveis irregularidades praticadas pelo reitor da instituição.

Comunicamos que o Consu tem - a despeito das diversas tentativas de obstrução, ameaças e intimidações - trabalhado incansavelmente para que os órgãos competentes promovam a imediata apuração dos fatos e a implementação das medidas cabíveis, tendo encaminhado as denúncias para o MEC, MPF, TSE, Ministério Público Eleitoral.

No que compete ao Consu, respeitando-se o Estatuto, o Regimento Geral e outras legislações pertinentes, foi constituída comissão para elaborar minuta de resolução regulamentando o rito para requerimento de destituição de dirigentes da universidade, que será apreciada e aprovada pelo Plenário do órgão máximo da UFVJM.

Nessa perspectiva, ratificamos a nota expedida pelos diretores de unidades acadêmicas sobre a matéria e aguardamos a manifestação e tomada das providências cabíveis pelos referidos órgãos.

NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Os diretores das unidades acadêmicas da UFVJM signatários vêm se dirigir à comunidade acadêmica e a toda a sociedade para manifestar absoluto repúdio aos atos de natureza antidemocrática e de orientação golpista ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

A universidade pública é uma instituição diretamente ligada à promoção da dignidade humana e do desenvolvimento nacional, objetivos que somente podem ser atingidos no contexto da democracia. Assim sendo, é indispensável a adoção de uma postura categórica diante de empreitadas terroristas e articulações ilegítimas.

Considerando a gravidade dos atentados, esperamos que os criminosos sejam punidos com celeridade, nos termos da lei, com a finalidade de coibir e proteger a nossa democracia.

Torna-se necessário, ainda, registrar a nossa desaprovação no que se refere às manifestações públicas realizadas pelo dirigente máximo da UFVJM, que vem expressando aberto e enfático apoio aos mencionados atos antidemocráticos, em prejuízo dos princípios institucionais e da imagem da universidade.

Conclamamos a comunidade acadêmica à defesa irrestrita do resultado das urnas, que representa a vontade do povo, do Estado Democrático de Direito e da nossa universidade.

Heron Laiber Bonadiman
Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale
Faculdade Interdisciplinar em Humanidades

João Victor Leite Dias
Patrick Wander Endlich
Faculdade de Medicina do Mucuri (Teófilo Otoni)

Claúdio Heitor Balthazar
Karine Taís Aguiar Tavano
Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

Roqueline Rodrigues Silva
Áthila Rocha Trindade
Faculdade de Ciências Exatas

Donaldo Rosa Pires Júnior
Etel Rocha Vieira
Faculdade de Medicina

Paulo César de Resende Andrade
Libardo Andrés Gonzáles Torres
Instituto de Ciência e Tecnologia

Wederson Marcos Alves Agnaldo
Keiti Higushi
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (Teófilo Otoni)

Thiago Franchi Pereira da Silva
Karla Aparecida Guimarães Gusmão Gomes
Instituto de Engenharia Ciência e Tecnologia (Janaúba)

Leandro Augusto Felix Tavares
Cláudia Braga Pereira Bento
Instituto de Ciências Agrárias (Unaí)

Wellington Willian Rocha
Lucas da Costa Santos
Faculdade de Ciências Agrárias

Jairo Lisboa Rodrigues
Elton Santos Franco
Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (Teófilo Otoni)

Em tempo, registra-se que para o Consu a universidade pública é uma instituição diretamente ligada à promoção da dignidade humana e do desenvolvimento nacional, objetivos que somente podem ser atingidos no contexto da democracia, razão pela qual registra a desaprovação no que se refere às manifestações públicas praticadas em dissonância com o Estado Democrático de Direito que gerem prejuízos aos princípios institucionais e à imagem da universidade.

Conclamamos a comunidade acadêmica à defesa da imagem da UFVJM e do Estado Democrático de Direito.


Por Conselho Universitário (Consu) da UFVJM