UFVJM lança Programa Universidade nas Comunidades

publicado: 01/07/2022 12h47, última modificação: 03/11/2022 08h23
Ação engloba projetos Saúde Digital Móvel e Saúde Bucal Móvel

Identidade visual do Programa Universidade nas Comunidades da UFVJM

Hoje, às 14 horas, serão lançados o Programa Universidade nas Comunidades e os projetos Saúde Digital Móvel e Saúde Bucal Móvel da UFVJM. O evento é uma realização da Reitoria e Pró-Reitoria Extensão e Cultura (Proexc) e contará com apresentações sobre o programa e os projetos, suas ações e metas, além de visita às duas unidades móveis, carretas, que serão utilizados pelos projetos. Todo o evento será transmitido para a comunidade pelo canal da Proexc no Youtube.

O Programa Universidade nas Comunidades é uma ação extensionista institucional da UFVJM, coordenada pela equipe da Pró-Reitoria Extensão e Cultura (Proexc), e engloba um conjunto de projetos, eventos, cursos e prestação de serviços. O seu principal objetivo é interagir com as comunidades em geral no âmbito do território administrativo e pedagógico da UFVJM.

De acordo com informações da Proexc, com diagnóstico contínuo de demandas junto às comunidades, os resultados esperados são de que as ações contribuam para promover impacto e transformação social e valorização da cultura da região no território de abrangência da UFVJM.

A instituição possui duas unidades móveis, carretas, para apoio ao Programa Universidade nas Comunidades. Os semirreboques são constituídos de dois consultórios médicos e dois odontológicos cada um e servirão de apoio a ações de extensão vinculadas ao programa a serem desenvolvidas nas regiões de abrangência da universidade.

Saúde Digital Móvel

O projeto Saúde Digital Móvel tem como foco proporcionar para população menos favorecida o acesso a exames essenciais, acompanhamento de patologias crônicas e diagnóstico precoce de lesões dermatológicas. Com uso das unidades móveis, o projeto permite o encontro de populações residentes em áreas mais remotas dos municípios, facilitando o acesso a esses serviços. Vinculado ao programa institucional Universidade nas Comunidades, o projeto é fruto de parceria entre o Departamento de Saúde Digital do Ministério da Saúde e a UFVJM e foi contemplado com recursos do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.

A equipe da Proexc explica que na primeira fase, serão realizadas reuniões com os municípios para levantamento de demandas, chamadas públicas para as coordenações e seleção das ações a serem realizadas. O projeto levará carretas equipadas para realização de exames clínicos até as comunidades, e os atendimentos médicos terão como prioridade as áreas de cardiologia, dermatologia e oftalmologia.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Saúde Bucal Móvel

O objetivo principal do projeto Saúde Bucal Móvel é realizar atendimento clínico odontológico nas unidades móveis, nos vários segmentos da população, de acordo com o ciclo de vida e através da identificação de demandas, integrando a odontologia nas ações do cuidado integral à saúde. O projeto está vinculado ao programa Universidade nas Comunidades, sendo utilizada a estrutura odontológica de unidades móveis, e contará com parcerias municipais e com o Conselho Regional de Odontologia (CRO).

De acordo com a Proexc, o Saúde Bucal Móvel promoverá o atendimento odontológico às comunidades da abrangência da UFVJM, utilizando as unidades móveis de saúde, com realização de intercâmbios de saberes para formulação de propostas de acordo com as demandas apresentadas, buscando uma melhor resolução dos problemas. Isso impactará positivamente na formação acadêmica dos alunos envolvidos, com um esperado e positivo reflexo na saúde da comunidade assistida, bem como na resolutividade do sistema.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Por Diretoria de Comunicação Social