UFVJM lança hoje consulta pública sobre suas bases de dados

publicado: 03/11/2022 11h00, última modificação: 03/11/2022 11h03
Participação da sociedade é fundamental e pode ser feita até 11 de novembro

Consulta pública. Escolha quais bases de dados devem estar em formato aberto e disponíveis Consulta pública. Sua participação é muito importante!

A UFVJM lança, a partir de hoje, uma consulta pública para que a sociedade possa escolher quais das suas bases de dados devem estar em formato aberto e disponíveis para serem consultadas por todos os cidadãos. As bases de dados são as mais diversas informações institucionais da universidade: informações públicas, de interesse coletivo, que visam ao aprimoramento da cultura da transparência, controle social e inovação.

O objetivo da consulta, que ficará disponível até 11 de novembro, é avaliar o interesse da sociedade nessas informações e, desse modo, medir seu grau de relevância para a população. A partir da escolha, a UFVJM atualizará seu Plano de Dados Abertos, que é um documento que orienta as ações de implementação e promoção da abertura desses dados, facilitando o entendimento e a utilização por todos.

Participação da sociedade é fundamental

Devido ao grau de importância da consulta pública sobre as bases de dados da UFVJM para todos, a participação social é fundamental. Ao contribuir para a construção do novo Plano de Dados Abertos, as sugestões da sociedade possibilitarão a ampliação da transparência dos atos de gestão da universidade, o aperfeiçoamento da divulgação de suas informações e a promoção do controle social. Isso porque é a partir da disponibilização dos dados que a sociedade poderá verificar, esclarecer, fiscalizar e acompanhar as informações produzidas pela UFVJM.

Além disso, a participação social na priorização de abertura de bases atende ao Decreto nº 8.777/2016, que criou a Política de Dados Abertos da Administração Pública Federal, e à Resolução nº 3 do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), que regulamenta dispositivos do decreto. A Política de Dados Abertos determina que todas as unidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional disponibilizem suas bases de dados de forma aberta - isto é, sem restrições de licenças ou patentes, permitindo o livre acesso, utilização, modificação e compartilhamento.

Conheça o atual Plano de Dados Abertos da UFVJM.

Entenda mais sobre a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal.

Participe da consulta pública sobre as bases de dados da UFVJM!

Por Diretoria de Comunicação Social