Institucional

UFVJM e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais celebram convênios para construção de laboratórios nos Campi Unaí e Janaúba

publicado: 30/06/2022 12h14, última modificação: 03/11/2022 08h37
Convênios com a SEE somam quase quatorze milhões de reais de investimentos para o desenvolvimento institucional da UFVJM

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio de seu reitor Janir Alves Soares, e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), representada pela subsecretária Augusta Isabel Junqueira Fagundes, celebraram quatro convênios, no valor de R$ 13.839.194,88, que vão viabilizar a construção de laboratórios nos Campi Unaí e Janaúba. Essa parceria com a SEE visa promover e ampliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFVJM, expandindo oportunidades para o desenvolvimento institucional, científico e regional onde os campi da universidade existem.

O Campus Unaí foi contemplado com dois convênios para construção dos laboratórios AgropecLabs I e AgropecLabs II do Instituto de Ciências Agrárias (ICA). Cada convênio terá o repasse de R$ 3.611.602,58 do governo do estado com a interveniência da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). Esses laboratórios foram idealizados para atender simultaneamente as áreas de produção vegetal e animal, fortalecendo a infraestrutura de pesquisa e ensino da UFVJM. Além disso, os novos laboratórios possibilitarão pesquisas aplicadas, formação de jovens estudantes, formação continuada dos docentes, multiplicação do conhecimento e desenvolvimento regional.

O diretor do ICA e também coordenador dos convênios, prof. Leandro Augusto Felix Tavares, agradece o empenho da Reitoria e em especial a Diretoria de Infraestrutura e de Convênios e Projetos pela condução dos trabalhos. Segundo ele, "o Campus Unaí precisa de um olhar especial e a realização dessas obras tem um valor inestimável para toda comunidade acadêmica, que há tanto tempo espera por maiores investimentos”.

O Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT), Campus Janaúba, também foi contemplado com dois convênios, sendo um para construção de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento aplicados à produção de hidrogênio verde no Norte de Minas Gerais, e outro para construção de laboratórios de Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas e Engenharia Física para a pesquisa e desenvolvimento aplicados às áreas de mineração e energias renováveis do Norte de Minas Gerais.

Os convênios celebrados preveem a transferência por parte do estado de R$ 3.309.966,12 e R$ 3.307.994,86, respectivamente, e também terão a gestão administrativa e financeira da Funarbe. As obras têm por finalidade criar laboratórios para pesquisa e desenvolvimento aplicados às áreas de mineração e energias renováveis. Com isso, espera-se melhora da qualidade do ensino, pesquisa, extensão da região Norte do estado de Minas Gerais, assim como a obtenção de infraestrutura adequada para o desenvolvimento tecnológico e inovador.

"O convênio firmado entre a UFVJM e o estado de Minas Gerais possibilitará um grande avanço para o Norte de Minas Gerais, assim como para todo o estado. Aqui no Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia teremos a oportunidade de atender uma grande demanda por espaço por parte dos nossos pesquisadores para implementação dos laboratórios de pesquisa e inovação. Isso contribuirá, definitivamente, para a consolidação do Campus Janaúba e para o avanço da nossa instituição. Enfim, teremos a oportunidade de melhorar nossas condições para o avanço do ensino, da pesquisa e da extensão, entregando para a comunidade o ensino público, gratuito e de qualidade”, afirma o prof. Thiago Franchi Pereira da Silva, diretor do IECT e coordenador dos convênios do Campus Janaúba.

“A celebração desses convênios foi possível devido à articulação da Reitoria com a SEE, e ao intenso trabalho da Diretoria de Infraestrutura e da Diretoria de Convênios e Projetos, que, conjuntamente com as direções do ICA e do IECT, empenharam-se e uniram esforços para apresentar as propostas de convênios à SEE”, conta o professor Dhelfeson W. D. Oliveira, diretor da Diretoria de Convênios.

Os quatros convênios tiveram o extrato publicado no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 24 de junho de 2022 e já se encontram vigentes.

“A Reitoria da UFVJM continua em tratativa com a SEE a fim de captar mais recursos do estado, por meio de novos convênios, para aquisição de equipamentos laboratoriais e construção de novos laboratórios de pesquisa nos Campi do Mucuri e JK, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento institucional e consolidação da UFVJM”, finaliza Dhelfeson.

Por Diretoria de Convênios e Projetos