Ensino, Pesquisa e Extensão

UFVJM e governo federal firmam parceria para projeto Melhor Idade

publicado: 03/02/2022 15h49, última modificação: 03/11/2022 08h26
O projeto, coordenado pela Proexc, visa desenvolver habilidades para inclusão digital e saúde de idosos

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM firmou parceria com a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH), por meio do projeto Melhor Idade. O projeto, com coordenação geral pela Proexc, visa desenvolver habilidades para inclusão digital e saúde, voltadas para os idosos em instituição de longa permanência e demais idosos do município de Diamantina/MG. As ações do Melhor Idade serão distribuídas em subprojetos nas temáticas: inclusão digital do idoso; psicologia/terapia ocupacional do idoso; e saúde do idoso.

Para a diretora de cultura da Proexc, Cristiane Tolentino Machado, no aspecto da capacitação discente, o projeto Melhor Idade oportunizará aos estudantes o desenvolvimento de ações que contribuam para a formação acadêmica e profissional. “As ações vão possibilitar a atuação dos discentes dos cursos de Saúde da UFVJM, e de demais estudantes interessados, nas atividades com pessoas em processo de envelhecimento, assim como gerar e divulgar pesquisas produzidas pela equipe executora nesse campo de conhecimento”, destaca Cristiane.

De acordo com a diretora, “para o início das atividades, serão formalizadas parcerias com a Prefeitura de Diamantina e com as instituições de longa permanência de idosos do município, estabelecendo as contrapartidas para estruturar visitas e estabelecendo o calendário das atividades que ocorrerão ao longo do ano de 2022”.

Saiba mais sobre subprojetos:

1 - Inclusão digital do idoso: inserção dos idosos para a introdução às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), de forma a capacitá-los a ter conhecimento, acesso e uso das tecnologias atuais indispensáveis para o dia a dia.

O subprojeto: Sênior digital: informação, acesso à tecnologia e qualidade de vida em um clique terá a coordenação da docente Renata Patrícia Fonseca Gonçalves.

2 - Psicologia/terapia ocupacional do idoso: integração social do idoso cujos distúrbios físicos, mentais ou emocionais determinem algum grau de desadaptação, impedindo-o de usufruir de forma mais ampla sua autonomia e cidadania.

O subprojeto: Terapia ocupacional e vulnerabilidade da pessoa idosa: resgatando sua autonomia e cidadania terá a coordenação da docente Ana Carolina Lanza Queiroz.

3- Saúde do idoso: manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

O subprojeto: Ginasticando na maturidade terá a coordenação da docente Priscila Regina Lopes.

Os coordenadores dos subprojetos foram selecionados através de chamadas públicas realizadas pela Proexc, em atendimento ao regimento da UFVJM, ocorridas em 2021.

Acesse o projeto Melhor Idade na íntegra e confira outras informações.

Peça gráfica do projeto Melhor Idade

O projeto de extensão Melhor Idade está registrado sob o número 202103000211 na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Por Diretoria de Comunicação Social