UFVJM divulga orçamento 2022

publicado: 09/02/2022 16h59, última modificação: 09/02/2022 17h59
Evento ocorrerá em webinário na próxima sexta (11); toda a comunidade é convidada

No próximo dia 11 de fevereiro, sexta-feira, às 14h, a Reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) realizará um webinário para apresentar à comunidade acadêmica o orçamento 2022, a proposta orçamentária e o plano de execução do orçamento. Essa ação demonstra transparência na administração pública, em observância ao princípio da publicidade, de acordo com o caput art. 37 da Constituição Federal.

Historicamente, após 16 anos de UFVJM, esse é o segundo webinário promovido pela atual gestão visando à publicidade para as comunidades interna e externa no que tange ao planejamento do orçamento da universidade.

O orçamento aprovado pela Lei Orçamentária Anual (LOA 2022) é da ordem de R$ 312.801.589,00 (trezentos e doze milhões oitocentos e um mil e quinhentos oitenta nove reais). Confira a proposta de planejamento do orçamento 2022 da UFVJM e o detalhamento das ações (páginas 100 a 102).

Desse montante, 84,73% destinam-se à despesa com pessoal, encargos sociais, benefícios e assistências – denominada despesas obrigatórias. Já as despesas de custeio e investimento – denominadas despesas discricionárias, correspondem a 15,27% e destinam-se à manutenção e funcionamento da universidade, obras e aquisição de materiais e equipamentos permanentes, que são planejados e executados pela gestão central, sob a responsabilidade do reitor, para atingir os objetivos institucionais.

Quando comparado com 2021, no orçamento de 2022 houve um aumento de 31,34% no valor destinado à assistência estudantil vinculada ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), como demonstrado a seguir:

Comparação do orçamento de 2021 com o de 2022 referente à ação orçamentária 4002, do governo, de assistência estudantil vinculada ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)

A equipe de Planejamento, Orçamento e de Administração da UFVJM reforça à comunidade que o processo de planejamento é dinâmico e transparente, sendo que, ao longo do ano, fatores externos tais como o atraso na liberação dos recursos, somado aos contingenciamentos e bloqueios, geram desafios que precisam ser estrategicamente superados visando executar o orçamento com responsabilidade, eficiência e eficácia.

Com relação ao recurso de investimento, constam elencadas as demandas priorizadas no planejamento 2022, com descrição dos possíveis benefícios que as respectivas entregas irão proporcionar à comunidade, assim como à população usuária dos espaços da universidade. O valor total de todas as demandas de investimento supera o valor autorizado pelo orçamento 2022 e, para atendimento às demandas, a Reitoria fará autorizações de acordo com a prioridade e a disponibilidade orçamentária. Além disso, o reitor informa que tem buscado junto aos governos estadual e federal e por meio de emendas parlamentares recursos suplementares para atendimento das demandas de investimento da UFVJM em 2022.

Por isso, é extremamente importante que os setores administrativos da universidade, por meio dos diretores acadêmicos, diretores administrativos, assessores, coordenadores de curso e chefes de departamento, assim como toda a comunidade acadêmica, tenham conhecimento dos trâmites legais acerca da execução do orçamento para, sobretudo, beneficiarem-se desses recursos de forma consciente.

Nesse ambiente democrático e de diálogos, o encontro da Reitoria com a comunidade acadêmica através do webinário torna-se norteador das discussões e deliberações em nível do Conselho de Curadores (Concur) e Conselho Universitário (Consu) da UFVJM.

A equipe da Reitoria convida a todos para o webinário no dia 11 de fevereiro, às 14h. Acesse aqui para participar!

Por Pró Reitoria de Planejamento e Orçamento

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents