UFVJM avança em ranking nacional de desempenho em custos

publicado: 01/11/2022 16h55, última modificação: 01/11/2022 18h00
Universidade saltou da 12ª para a 5ª posição entre universidades federais brasileiras

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou no primeiro semestre deste ano o Relatório Foco em Custos referente ao exercício de 2021, no qual é apresentado um ranking com indicadores de desempenho em custos dos ministérios, AGU, comandos militares, universidades federais, agências governamentais e empresas estatais dependentes.

Os indicadores avaliados foram os mesmos utilizados em 2020: personalização, regularidade, dispersão e economicidade. Contudo, este último não foi utilizado em 2019.

Observa-se que UFVM tem melhorado consideravelmente o seu desempenho em custos a cada exercício. Em 2019 estava na 22ª posição, passando para a 12ª em 2020 e, agora, para a 5ª posição em 2021 em relação às universidades federais. Entre as universidades federais da região sudeste, atualmente ocupa o 2ª lugar, ficando atrás apenas da UFMG.

Tabela Ranking de Desempenho das Universidades Federais
Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional (2022)

No ranking geral, que inclui todos os órgãos federais que fizeram a mensuração de seus custos, o desempenho da UFVJM também apresenta forte evolução. Em 2019, estava na 41ª posição, saltando para a 19ª em 2021.

Tabela Ranking Geral de Desempenho
Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional (2022)

Ao analisar os indicadores, percebe-se que a UFVJM ainda precisa avançar na personalização de seus custos, indicador em que apresenta menor desempenho e é o mais representativo em relação aos demais. Aperfeiçoar a personalização significa registrar os seus gastos com maior detalhamento por meio de centros de custos organizados de forma sistêmica. Para tanto, planeja-se a criação de um setor na Proplan voltado para tal finalidade, com servidores dedicados à implementação de um sistema de custos estruturado. Tal medida proporcionará um melhor controle dos custos, assim como maximizar a boa gestão e a transparência na prestação de contas à sociedade.

Nota-se que a UFVJM tem evoluído consideravelmente no ranking nacional de custos, o que significa maior geração de valor público, resultado do processo de transformação dos insumos colocados à disposição universidade em produtos (bens e serviços entregues) e resultados gerados para a sociedade.

Confira todos os relatórios da STN disponíveis.

Por Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento