Notícias

Institucional

UFVJM atualiza Plano de Contingência da Covid-19

publicado: 04/03/2022 13h10, última modificação: 04/03/2022 13h10
Documento é publicado pela Comissão Permanente de Biossegurança (CPBio)

Capa do Plano de Contingência UFVJM Covid-19
Capa do plano de contingência

A Comissão Permanente de Biossegurança (CPBio) da UFVJM atualizou o Plano de Contingência da Covid-19. O documento reúne medidas a serem adotadas para reduzir os riscos e minimizar o impacto da disseminação do vírus no âmbito da UFVJM. O objetivo é que a instituição esteja preparada para uma resposta efetiva e oportuna na contingência da doença, por meio da orientação a discentes, docentes, técnicos administrativos, colaboradores e prestadores de serviços terceirizados. 

A presidente da CPBio, professora Soraia de Araújo Diniz, destaca que o plano é um documento norteador para a comunidade. “O plano tem como objetivo reduzir os riscos inerentes ao atual contexto que estamos vivendo após dois anos de pandemia. É importante ressaltar que a pandemia é uma situação contínua, a cada dia mais estudos são publicados e novas descobertas sobre o perfil da covid-19 são realizadas. Diante disso, a comissão vem trabalhando arduamente para responder todas as demandas específicas que não estão contempladas em sua totalidade no plano, já que ele é um documento generalista”, afirma Soraia.

A professora explica que o novo plano traz atualizações baseadas nas mais recentes evidências científicas, por isso a importância de sua revisão. “No contexto atual temos uma nova variante que vem se mostrando altamente transmissível. Entretanto, com avanço da cobertura vacinal em todo o país, podemos perceber que o impacto nos casos e óbitos, principalmente naqueles indivíduos totalmente imunizados, foi muito menor. Diante desse cenário e novas recomendações dos órgãos sanitários, o plano foi revisto e atualizado”. 

Nesta nova versão do plano, a comissão mantém a recomendação da vacinação de todos. “Também atualizamos os prazos de isolamento e quarentena para toda a comunidade baseado nas novas diretrizes do Ministério da Saúde, que pode variar de 7 a 10 dias a depender do quadro clínico e testagem. Houve também alteração no distanciamento social, que foi reduzido para no mínimo um metro, podendo variar a depender dos decretos municipais”, detalha Soraia. 

De acordo com a presidente da CPBio, as particularidades que não estão contempladas no plano serão avaliadas pela própria comissão para que não exista prejuízo quando do retorno às atividades presenciais. “Temos que lembrar que a pandemia não acabou e faz parte de um contexto dinâmico e que todas essas mudanças podem direcionar para um retorno presencial seguro ou mesmo retroceder de acordo com os indicadores epidemiológicos que forem observados nas próximas semanas”.

Acesse a nova versão do Plano de Contingência da Covid-19 na UFVJM.

CPBio na UFVJM

A CPBio/UFVJM é um órgão de caráter consultivo, deliberativo, educativo e executivo, que tem por finalidade prevenir, minimizar ou eliminar os riscos físicos, químicos ou biológicos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, extensão, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde humana e dos animais, bem como à preservação do meio ambiente no âmbito da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 

A comissão é composta por vários membros de diversas áreas do conhecimento e de todos os campi da UFVJM, buscando trazer pluralidade de conhecimentos científicos, sempre pautada na preservação da saúde de toda a comunidade atendida pela UFVJM.

Para mais informações:

Endereço: Sala 19, Prédio da Reitoria, Campus JK – Diamantina/MG

E-mail: cpbio@ufvjm.edu.br

Telefone: (38) 3532-6871  - Ramal 8197

Site: http://novo.ufvjm.edu.br/cpbio

 

Por Diretoria de Comunicação Social