Institucional

Reitoria da UFVJM inicia análise de proposta de expansão da universidade para Baixo Jequitinhonha, Norte e Noroeste de Minas

publicado: 10/05/2022 19h45, última modificação: 06/03/2023 11h23
Contrapartida do Governo do Estado visa finalizar obras e adquirir equipamentos

Reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, apresenta a UFVJM em reuniões no Baixo Jequitinhonha e Norte de Minas
Foto: Flávia Cesar - Dicom/UFVJM)

No período de 2 a 5 de maio, uma equipe da UFVJM esteve em cinco cidades do Baixo Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais para conhecer a estrutura das escolas técnicas de Educação Profissional do Programa Brasil Profissionalizado. Tudo iniciou quando a Secretaria de Estado da Educação apresentou a proposta de repassar essas escolas para a universidade. A partir de então iniciou-se uma mesa de negociação que objetiva estabelecer parcerias interinstitucionais para tornar as escolas futuros campi da UFVJM. O processo envolve várias etapas e essa visita teve como objetivo obter informações para serem debatidas com a comunidade acadêmica, secretarias do Governo de Estado e Ministério da Educação. Sendo assim, a equipe formada pelo reitor Janir Alves Soares; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Fonseca Silva; representante da Pró-reitoria de Graduação, Lucimar Daniel Simões Salvador; e diretora de Comunicação Social, Flávia Cesar Moreira dos Santos Gonçalves, foi recebida nos municípios de Joaíma, Taiobeiras, Monte Azul, Espinosa e Manga por prefeitos e lideranças políticas das regiões. Na próxima semana, dia 17, a rota de visitas técnicas será encerrada em Unaí, no noroeste do estado.

Em síntese, a proposta do governador Romeu Zema é ceder as escolas técnicas à UFVJM, que assumiria a responsabilidade de condução dos cursos em estruturas físicas já finalizadas ou em fase de finalização com recursos do próprio Governo do Estado. “Por sermos uma universidade multicampi, acreditamos que a UFVJM tem condições de aceitar esse desafio e contribuir para o desenvolvimento social e econômico de mais municípios mineiros, mediante um planejamento que também atenda as expectativas da instituição. A principal contrapartida do Governo de Estado será apoio com recursos financeiros para concluirmos obras consideradas essenciais, nos cinco campi da universidade, localizados em Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, além da aquisição de equipamentos”, afirma o reitor.

Ainda de acordo com Janir Alves Soares, “acolher essa proposta do Governo do Estado significa que a UFVJM tem o interesse de, através de amplos diálogos e pactuações, construir um novo projeto de expansão com o objetivo de criar novos campi e ampliar a oferta de cursos alinhados à vocação econômica das nossas microrregiões. A proposta busca, primeiramente, criar parcerias fortes e comprometidas com o desenvolvimento social e econômico dessa porção setentrional de Minas. Estamos falando de um diversificado conjunto de microrregiões que abrangem 44,5% da extensão territorial, as quais possuem muitas riquezas, mas os menores IDH do estado e, quiçá, do país. Por isso, é preciso união de esforços, a começar pelas próprias instituições públicas de ensino dos nossos territórios. Assim, temos ampliado diálogos com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Fundação Caio Martins (Fucam), visando compartilhar toda essa infraestrutura em prol das demandas construídas coletivamente. Isso nos permitirá criar trajetórias formativas coerentes, envolvendo cursos técnicos profissionalizantes, cursos superiores e pós-graduações”.

Na próxima etapa, a Reitoria da UFVJM enviará um questionário aos representantes das cidades que foram visitadas para confirmar dados referentes aos indicadores da educação básica, população, potencial econômico bem como projetos já existentes que possam subsidiar a construção de uma proposta para o Plano de Expansão da universidade. “A intenção é construir uma proposta de abrangência regional e que seja capaz de impulsionar os setores primário, secundário e terciário da economia, em consonância às políticas de desenvolvimento social e econômico do Estado de Minas Gerais”, esclarece o reitor.

Esse novo Plano de Expansão da UFVJM será discutido e aprimorado mediante debates com a comunidade acadêmica da UFVJM e perante os órgãos colegiados máximos Consepe e Consu, sempre oportunizando espaços de manifestação à sociedade civil organizada. Simultaneamente, deve-se construir diálogos com os parlamentares da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional, objetivando aprovação deste projeto junto ao Ministério da Educação, Ministério da Economia e Congresso Nacional.

A comunidade acadêmica pode acompanhar o andamento dos trabalhos acessando o Processo SEI  23086.004177/2022-00.

Reuniões e visitas às escolas

A equipe da UFVJM realizou reuniões de apresentação e debate com prefeitos, lideranças políticas e representantes da comunidade educacional nos municípios de Joaíma, Taiobeiras, Monte Azul, Espinosa e Manga. Nessas reuniões, foram apresentadas a universidade e a proposta do Governo do Estado, ouvidas as demandas locais e debatidas as necessidades e a vocação econômica de cada localidade. Foram também realizadas visitas às escolas técnicas de Educação Profissional do Programa Brasil Profissionalizado para conhecer a estrutura e o andamento de cada obra. A maioria das escolas já se encontra finalizada e pronta para a ocupação e oferecimento de cursos técnicos profissionalizantes e em nível superior.

Acompanhe a seguir o registro fotográfico das visitas da equipe da UFVJM a municípios do Baixo Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais:

Joaíma

Joaíma 01 Joaíma 02