Notícias

Institucional

Publicado Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional da UFVJM - Ano 2022

publicado: 16/09/2022 16h33, última modificação: 16/09/2022 16h33
Documento permite que instituição conheça sua realidade e busque melhorias

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFVJM apresenta às comunidades interna e externa o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional - Ano 2022, referente aos dados do ano base de 2021.

O documento foi construído a partir de dados fornecidos à CPA por diversos setores da UFVJM. Além de trazer questões e informações gerais e específicas de cada campus, contempla as dez dimensões dispostas no Art. 3º da Lei no 10.861/04, agrupadas em cinco eixos, a saber: Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional; Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional; Eixo 3 - Políticas Acadêmicas; Eixo 4 - Políticas de Gestão; Eixo 5 - Infraestrutura Física.

Para a elaboração desse relatório, a comissão desenvolveu um instrumento com o objetivo de obter as informações pertinentes aos cinco eixos de avaliação. As perguntas englobaram questões relacionadas ao planejamento do setor, execução e desafios enfrentados, visando promover uma integração/articulação dos dados com o planejamento e atividades desenvolvidas pelo setor no ano anterior.

De acordo com informações da CPA, para responder às demandas institucionais, o relatório foi elaborado com foco em duas das dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes): Políticas Acadêmicas e Infraestrutura, que foram observadas e analisadas em cada campus da universidade. As demais dimensões serão referenciadas de forma geral com as informações dos órgãos e setores competentes e serão desenvolvidas nos próximos relatórios. 

A partir da coleta dos dados, a comissão gerou o Relatório de Autoavaliação Institucional que, após ser concluído e encaminhado ao MEC/Inep, está disponível para acesso na página da CPA no Portal da UFVJM. De acordo com a nova resolução, o documento deverá também ser apresentado ao Conselho Universitário (Consu). 

Autoavaliação Institucional 

Peça gráfica Avaliação Institucional

A autoavaliação é realizada por meio de formulários, cujos dados são compilados e analisados pela CPA. O resultado pode contribuir para a identificação dos desafios e das necessidades de avanços e melhorias dos cursos e da própria universidade, além de subsidiar a tomada de decisões da gestão, auxiliando na definição de objetivos, metas e ações com vistas à excelência da instituição. 

A CPA/UFVJM compreende que a avaliação interna é um processo contínuo e coletivo que precisa ser construído dia a dia, visando à sensibilização dos sujeitos integrantes do processo. A autoavaliação permite que a instituição tenha conhecimento sobre sua realidade, buscando construir significados ao conjunto das atividades desenvolvidas, visando à melhoria da qualidade educativa e ao alcance de maior relevância científica, social, cultural e formativa. 

Atuação da CPA

A CPA/UFVJM é uma comissão multicampi responsável por coordenar e conduzir os processos internos de avaliação da instituição e sistematizar os dados para prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), seguindo as orientações do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e da Lei 10.861/04. 

Além do Relatório de Autoavaliação Institucional, existem outros três instrumentos avaliativos na UFVJM: Avaliação do Ensino dos Cursos de Graduação (IAE); Relatório de Gestão e Autoavaliação da CPA com formulários específicos para cada um dos segmentos da comunidade interna e externa. 

Conheça o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional da UFVJM - Ano 2022.

 

Por Diretoria de Comunicação Social