Ensino, Pesquisa e Extensão

Publicado livro sobre enfrentamento à retenção e evasão no curso de Farmácia da UFVJM

publicado: 11/02/2022 17h23, última modificação: 11/02/2022 18h23
Obra, em formato de e-book, está disponível gratuitamente

Capa do e-book Estratégias de Enfrentamento à Retenção e Evasão no curso de Farmácia da UFVJM
Capa do e-book

Estratégias de Enfrentamento à Retenção e Evasão no curso de Farmácia da UFVJM. Esse é o título do livro publicado em formato de e-book, que contou com a organização das professoras Leida Calegário de Oliveira, Angélica Pataro Reis e Flaviana Tavares Vieira, da UFVM. A obra traz o relato de uma parceria entre estudantes e docentes de Farmácia, junto com técnicos administrativos e docentes de outros cursos e setores da UFVJM, buscando melhorar o fluxo acadêmico e a diplomação, por meio do projeto de ensino Bases Formativas para Melhoria do Fluxo Acadêmico no Curso de Graduação em Farmácia da UFVJM.

De acordo com a professora Leida, a publicação do livro é importante para contribuir com outros cursos no processo de discussão de seus indicadores, fomentando ideias para promoção de ações nesse sentido. “Buscando a redução dos índices de retenção e evasão, bem como o aumento dos índices de diplomação, o curso de Farmácia desenvolveu nos últimos anos um intenso trabalho, cujos métodos e primeiros resultados são apresentados agora no ebook”, ressalta Leida.

No livro, o texto de apresentação destaca que a transição do ensino médio para o superior é uma fase difícil, com desafios ao desenvolvimento e amadurecimento do universitário: “Quando a adaptação é falha, surge o fenômeno da retenção e da evasão relacionadas a um conjunto de fatores humanos e questões sociais que precisam ser enfrentadas com o auxílio de políticas institucionais”.

O e-book é composto por dez capítulos, com 233 páginas, e pode ser baixado gratuitamente aqui.

Por Diretoria de Comunicação Social