Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto de extensão abre inscrições para Grupo de Ginástica de Diamantina

publicado: 20/04/2022 18h49, última modificação: 25/04/2022 09h22
Encontros são realizados duas vezes na semana

Imagem de divulgação do Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD) - 1.JPG
Foto: Priscila Regina Lopes

Estão abertas as inscrições para participar do projeto de extensão Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD). Membros das comunidades interna e externa da UFVJM podem participar dos encontros, que serão realizados duas vezes na semana, terças-feiras e quintas-feiras, das 16h às 17h30, no laboratório de Ginástica do prédio de Educação Física, que fica no Campus JK/Diamantina. Para se tornar um novo integrante do grupo, é preciso ter mais de 18 anos e se apresentar no encontro do próximo dia 26 de abril. O GGD tem como uma de suas metas principais produzir coreografias originais inspiradas em diversos temas.

De acordo com a responsável pelo projeto, a professora do Departamento de Educação Física, Priscila Lopes, o projeto é desenvolvido desde 2011 na UFVJM. “A ação promove a prática da Ginástica para Todos (GPT), uma modalidade inclusiva com foco na formação humanizadora dos praticantes, a partir da perspectiva da pedagogia Freireana. Com encontros semanais, tem como objetivo desenvolver habilidades no campo dos diferentes tipos de práticas gímnicas em interação com manifestações corporais, artísticas e culturais experienciadas no decorrer da vida dos participantes”, explica a professora.

Foto
Foto: Priscila Regina Lopes

Priscila destaca que “em mais de 10 anos de desenvolvimento, o GGD já produziu cerca de 15 coreografias que abordaram temas importantes na sociedade, como o crime ambiental ocorrido em Mariana/MG, a produção de cerâmica do Vale do Jequitinhonha, a situação de isolamento social durante a pandemia covid-19, entre outros. Essas obras foram apresentadas em eventos científicos e culturais em diferentes estados brasileiros, fazendo com que o projeto fosse amplamente reconhecido pela comunidade acadêmica brasileira que atua no campo de conhecimento da GPT”.

Outras informações podem ser acessadas pelo perfil do grupo no Instagram.  


O projeto Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD) tem registro (número 2022102202242524) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

 

Por Diretoria de Comunicação Social